Cenário de boa floração nas lavouras brasileiras pesa sobre os preços

O mercado repercutiu a informação de que a floração das lavouras brasileiras sinaliza uma safra de boa qualidade para 2012.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Os preços futuros do café sofreram ontem a queda mais forte em uma semana na bolsa de Nova York. Os contratos para entrega em março encerraram o pregão cotados a US$ 2,3720 por libra-peso, uma perda de 555 pontos. Analistas disseram à agência Bloomberg que o mercado repercutiu a informação de que a floração das lavouras brasileiras sinaliza uma safra de boa qualidade para 2012. "O cenário está realmente pesando sobre os preços", disse Michael Smith, presidente da T&K Futures & Options.

A alta do dólar e a queda de outras commodities, em dia de aversão a ativos de risco nos mercados financeiros, também influenciaram o comportamento do café. No cenário interno, o indicador Cepea/Esalq recuou 1,89%, para R$ 483,67 por saca.

Tabela 1 - Comparativos das principais Bolsas de café

Figura 1


Gráfico 1 - Contrato café, ICE Futures U.S

Figura 2


Tabela 2 - Principais indicadores e cotação do dólar

Figura 3


Gráfico 2 - Indicador arábica x indicador conilon/Cepea-Esalq

Figura 4


CaféPoint e informações do jornal Valor Econômico.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Francisco Paniagua
FRANCISCO PANIAGUA

MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 19/10/2011

Estoy de acuerdo con la formación de flores estrellas. Aquí en nuestro país, El Salvador; la estación seca (estiagem) dura 6 meses y a veces más. En estos casos las flores no abren completamente o son estrellitas, y estos pequeños frutos no desarrollan.
Artur Queiroz de Sousa
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/10/2011

Para quem acredita que flor é café está correto, mas para quem sabe que flor não é café, sobretudo quando se vem de um deficit hidrico de mais de 150mm, com a cultura desfolhada, sabé que existe uma diferença muito grande.


Como o mercado é estremamente especulativo, vamos observando a queda dos chumbinhos, logo logo, e a grande maioria de formação de "estrelinhas".