Cafeicultores indianos mudam para robusta à medida que pragas atacam arábica

Os produtores de café da Índia estão lentamente deixando de cultivar a variedade arábica por causa da redução na produtividade devido a ataques de pragas e doenças. A variedade robusta tem substituído a arábica devido a sua menor susceptibilidade a doenças e maior produtividade.

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de café da Índia estão lentamente deixando de cultivar a variedade arábica por causa da redução na produtividade devido a ataques de pragas e doenças. A variedade robusta tem substituído a arábica devido a sua menor susceptibilidade a doenças e maior produtividade.

"O robusta está lentamente substituindo o arábica, à medida que a produção do segundo está sendo afetada devido ao ataque de broca branca do caule na colheita. Como o arábica é um café de qualidade superior em comparação com o robusta e obtém preços maiores no mercado internacional, qualquer queda na área cultivada de arábica terá um impacto negativo na indústria de café", disse o presidente da Associação de Cafeicultores de Karnataka, Sahadev Balakrishna.

De acordo com dados do Conselho de Café da Índia, a área plantada de arábica caiu para 48% do total em 2010-11 de cerca de 73% em 1950-51. Similarmente, a área plantada de robusta aumentou de 27% da área total cultivada em 1950-51 para 52% em 2010-11, indicando uma constante migração de arábica para robusta.

Em 2010-11, enquanto a área de arábica ficou em 193.155 hectares, constituindo 48% do total de área de café, a área de robusta era de 206.646 hectares (52%). "A Índia é um dos produtores significantes de arábica da Ásia, excluindo a Indonésia. Assim, qualquer queda na produção reduzirá a receita de exportação para o país, junto com menores ganhos para os cafeicultores".

Normalmente, o arábica obtém o dobro do valor do robusta, tanto no mercado doméstico como internacional. Assim, qualquer queda na produção reduzirá a renda dos cafeicultores do país e, além disso, forçará a Índia a importar café arábica no futuro.

Um oficial do Conselho de Café disse que o padrão de mudança na produção está ocorrendo principalmente em Karnataka. "A tendência dos últimos 10 anos mostra que a proporção entre a área cultivada de arábica e robusta está em 48:52 e não está mudando muito. Assim, a situação não é alarmante".

A reportagem é do www.business-standard.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.