Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Café: danos causados pelo fungo roya são maiores que o esperado na América Central

postado em 15/08/2012

 

O fungo roya tem devastado as plantações de café da América Central, resultando em altos custos aos produtores em um momento de queda dos preços da commodity no mercado internacional. Os danos estão sendo considerados maiores do que os previstos. Os dois principais produtores da região, Guatemala e Honduras, ainda devem calcular os prejuízos.

"É terrível", disse Ricardo Villanueva, presidente da Associação de Café guatemalteca (Anacafé). "Os defensivos não estão surtindo efeito. O fungo desaparece momentaneamente, mas depois volta a aparecer. É uma situação muito difícil, de altos custos e nenhum resultado positivo."

O roya chegou a ser detectado em cafezais entre 5.000 e 6.000 metros de altitude, embora se manifeste, geralmente, em plantações até 4.000 metros acima do nível do mar. Para Villanueva, áreas montanhosas estão mais quentes em razão das mudanças climáticas, o que favorece a propagação do fungo.

"A preocupação é que metade da safra de café está sendo cultivada por pequenos produtores, que não combatem o fungo de maneira adequada", disse o presidente da Anacafé.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2013 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade.