ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Brasil na rota dos megaeventos hídricos: uma oportunidade para nossa agropecuária

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A capital brasileira foi eleita nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, por 23 governadores do Conselho Mundial da Água para sediar o Fórum Mundial da Água, em 2018. Esse é o maior evento em recursos hídricos do planeta. Na última edição, um público estimado de 35 mil pessoas compareceram à cidade francesa de Marselha. A escolha demonstra a importância do Brasil na preservação e conservação dos recursos hídricos.

Precisamos nos preparar para mostrar o que o país faz quanto à gestão desse recurso natural e sua eficiência de uso. E nenhuma atividade terá papel mais preponderante do que a agropecuária.

De acordo com o último relatório “Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil”, da Agência Nacional de Águas, a vazão de água efetivamente consumida no país, que representa 51% da vazão retirada, mostrou que 72% corresponderam à demanda de irrigação e 11% da dessedentação animal, portanto, 83% do consumo de água, tendo como referência o ano de 2010, se deu pelas atividades agropecuárias. A grandeza desses números aliada a uma generalizada falta de conhecimento de como os alimentos são produzidos é e continuará sendo constante motivo de conflito.

A realização do Fórum no Brasil exigirá que nos preparemos, não só em termos organizacionais, mas na geração de informações e conhecimentos que nos possibilitem ser atores principais, subsidiando decisões e demonstrando quais práticas, processos e tecnologias propiciam as melhores eficiências e produtividades hídricas.

Para que o setor agropecuário brasileiro e as atividades agropecuárias tenham papel de destaque no evento, algumas ações devem ser iniciadas:

- que as instituições ligadas à agropecuária (associações, pesquisa, ensino e empresas) tenham assento na Comissão Organizadora e subsidiem na elaboração de programas/atividades que promovam discussões/decisões relacionadas ao tema;

- que os vários atores das cadeias agropecuárias iniciem ações, planejadas em conjunto, tendo dois objetivos: organizar as informações disponíveis sobre o uso da água na agropecuária brasileira e gerar informações que não dispomos e que se mostrem fundamentais para melhoria da gestão do recurso;

- a partir das informações organizadas e geradas, propor, monitorar e validar boas práticas hídricas para melhor eficiência de uso do recurso;

- estabelecer indicadores de desempenho e eficiência hídrica para cada tipo de prática com o objetivo de validá-la e subsidiar a tomada de decisão durante o Fórum.

A mais importante de todas as ações e mais difícil de ser implementada é a mudança cultural. Mudarmos a cultura de entender a relação da água com a agropecuária como o uso de um recurso abundante, infinito e de custo econômico e ambiental baixos. Se até 2018 conseguirmos mudar essa cultura, ou seja, internalizar o manejo hídrico nas cadeias produtivas agropecuárias, teremos muito que mostrar e orgulho de produzir alimentos com segurança hídrica.

Em tempos de Copa do Mundo de Futebol podemos dizer que a bola está conosco. Essa é uma bola diferente, redonda, mas com predomínio da cor azul. Atende pelo apelido de Planeta Água e dependemos dela para tudo que imaginarmos. Não há produção de alimentos sem água!

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste, escritas pelo pesquisador Julio Cesar P Palhares.


Informações adicionais:

Capacitação

Nos dias 20 e 21 de março, a Embrapa Pecuária Sudeste realiza o III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (III SPARH) na cidade de São Carlos (SP). Palestrantes do Brasil, Alemanha e Chile vão abordar temas relacionados aos recursos hídricos, como pegada hídrica, tecnologias de tratamento de resíduos e efluentes, custo da água e experiências internacionais em manejo hídrico.

As inscrições podem ser feitas até 14 de março. A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser obtidas em https://www.cppse.embrapa.br/III-sparh.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures