É muito comum na nossa região armazenar café em coco embaixo de lonas pretas. Eles forram o local com a lona e, na medida em que o café chega na umidade desejada, eles o colocam sobre essa lona, cobrindo-o com a mesma. Esse processo pode prejudicar a bebida do café?
Prezado José Carlos,
Conforme foi enfatizado no artigo, a armazenagem do café deve, pelo menos, manter a qualidade que vêm do campo. Não é aconselhável a utilização de uma lona plástica para armazenar o produto no terreiro, pois você corre um risco muito grande de reumedecimento do produto. Você pode, não só afetar a qualidade da bebida, bem como permitir a produção de micotoxinas (toxinas produzidas pelos fungos) que pode ser letal ao ser humano.
Leia a carta de José Carlos e a resposta de Roberta Martins Nogueira, do departamento de engenharia agrícola da Universidade Federal de Viçosa na íntegra.












Envie seu comentário: