ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A Associação 4C e o Governo do Estado de Minas Gerais anunciam termo de cooperação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2013

3 MIN DE LEITURA

1
0
Na semana de 09 a 13/09/2013, em que aconteceram em Belo Horizonte as reuniões da Organização Internacional do Café-OIC, as celebrações pelo seu 50º aniversário e a Semana Internacional do Café a Associação 4C formalizou o termo de cooperação técnica com o governo de Minas Gerais, o estado mais importante na produção de café no Brasil. Às 18 horas do dia 10 de setembro os detalhes dessa cooperação foram anunciados pelo Sr. Elmiro Nascimento, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Sra. Melanie Rutten-Sülz, Diretora Executiva da Associação 4C.

Dentre os objetivos dessa cooperação estão apoiar a consolidação e o reconhecimento internacional do padrão estadual de sustentabilidade na produção de café, o Certifica Minas Café (CMC), bem como incrementar a oferta de cafés certificados/sustentáveis, com vistas ao atendimento às demandas mundiais nos próximos anos. O CMC, que consiste em um padrão de boas práticas e procedimentos relativos ao processo de produção de café, foi lançado em 2006 pelo governo mineiro e vem sendo executado através da EMATER MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária-IMA, sob coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG - SEAPA. Esse padrão, à medida que é implantado na propriedade rural, orienta o agricultor na direção da eficiência aliada ao respeito às legislações sociais e ambientais.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas através desse termo de cooperação está a avaliação comparativa entre os padrões CMC e 4C, visando documentar suas semelhanças e diferenças e, dependendo dos resultados, evoluir para outros entendimentos que venham a facilitar a obtenção da licença 4C por parte daqueles cafeicultores que já possuam o certificado CMC. Os resultados dessa avaliação e os seus possíveis desdobramentos deverão ser conhecidos nos primeiros meses de 2014.

Benefícios diretos para o cafeicultor

Como resultado da avaliação comparativa entre os padrões, é esperado que os cafeicultores já certificados pelo CMC tenham mais um canal de acesso ao mercado internacional de café sustentável, sem que isso os obrigue a passar novamente pelo processo completo de auditoria para a obtenção da licença 4C. Em termos práticos isso significa: Ampliar o acesso ao crescente mercado internacional de café sustentável, fortalecendo a demanda pelo café mineiro, sem que isso represente altos custos aos cafeicultores.

“Aguardamos pelos desdobramentos dessa cooperação entre a Secretaria de Agricultura e a 4C, acreditando que os resultados irão beneficiar os cafeicultores mineiros. Os benefícios serão percebidos, em um primeiro momento, por aqueles que possuem a nossa certificação e que desejem obter também a licença 4C. Mas, de forma geral, a cafeicultura mineira ganha mais visibilidade e isso tende a fortalecer a demanda pelo excelente café que produzimos aqui”, afirmou o Sr. Elmiro Nascimento.

A Associação 4C e a sua rede global de membros também irão se envolver na promoção internacional do CMC, divulgando a sua credibilidade na padronização de processos sustentáveis de produção de café. É importante lembrar que a Associação 4C é uma plataforma pré-competitiva que promove e colabora ativamente com outros padrões de sustentabilidade, governos, organizações não governamentais e empresas privadas, com vistas a aumentar a oferta e a demanda de café verificado e certificado em todo o mundo.

“Para a Associação 4C, a cooperação com o CMC representa um passo adicional na direção da ampla colaboração entre os padrões de adesão voluntária que visam a sustentabilidade na produção de café. Nós acreditamos que só assim, trabalhando junto com outras iniciativas e evitando duplicação de esforços, é que poderemos trazer benefícios tangíveis aos agricultores. Esperamos que esse projeto inspire muitas outras iniciativas no Brasil e em todo o mundo” disse Melanie Rutten-Sülz, Diretora Executiva da Associação 4C.

Esse projeto tornou-se possível através do suporte e financiamento da Iniciativa Holandesa do Comércio Sustentável-IDH, representando o setor público daquele país, e também graças a Mondelçz Internacional e a Tchibo, que juntas representam o setor privado. Caberá ao Programa dos Cafés Sustentáveis do Brasil, uma iniciativa do IDH, a aplicação dos recursos. Consultores e auditores serão contratados para conduzir o trabalho técnico.

Sobre a Associação 4C:

A Associação 4C é uma plataforma que reúne as partes interessadas e envolvidas com o setor do café, para tratar de assuntos relacionados a sustentabilidade dentro de um contexto pré-competitivo. Atualmente a Associação possui mais de 280 membros, incluindo: organizações de cafeicultores, comerciantes (exportadores e importadores), indústria de alimentos, varejistas e organizações da sociedade civil, como ONGs e outros padrões de sustentabilidade.

Para mais informações sobre a Associação 4C, visite: www.4c-coffeeassociation.org
Para assuntos relacionados à imprensa, favor contatar Verónica Pérez, Gerente de Comunicação 4C, através do telefone: +49 151 64940366 ou pelo endereço eletrônico: veronica.perez@4c-coffeeassociation.org.

No Brasil, pode-se contatar o escritório de coordenação do Programa dos Cafés Sustentáveis, a P&A Marketing Internacional, na pessoa de Pedro Malta Campos, pelo telefone (19) 3651-3233 ou pelo correio eletrônico: pmalta@peamarketing.com.br

As informações são da P&A Marketing Internacional, adaptadas pelo CafePoint

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS CARVALHO

CABO VERDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/09/2013

Um caminho muito importante, no qual produtor de Café terá o seu produto e trabalho reconhecimen  !!!!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures