ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eduardo Carvalhaes: diferencial entre cafés finos e inferiores precisa diminuir

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/02/2011

1 MIN DE LEITURA

4
0
Em entrevista ao CaféPoint, Eduardo Carvalhaes do Escritório Carvalhaes comenta sobre o bom ano que foi 2010 para o café, sobre o cenário atual da atividade cafeeira e expectativa para 2011, que segundo ele é bastante positiva para o produtor. Assista essa breve análise do setor cafeeiro.



"2010 foi um bom ano para o café. Tivemos uma boa produção em 2010, exportações que bateram recorde histórico e o consumo interno está indo bem, também deve ter batido recorde."

"Os preços subiram, prncipalmente o café arábica de boa qualidade, cafés gourmets, sendo que os preços para os cafés medianos arábicos e conilon não foram tão brilhantes assim. Melhoraram um pouco mas não entusiasmam o cafeicultor."

"Em 2011 vamos ter naturalmente uma safra menor, então imagino que os preços vão continuar firme e até subindo."

"É necessario que os cafes médios e fracos melhorem de preço pois o diferencial está muito grande."

"Os países concorrentes estão com muita dificuldade em crescer produção e qualidade."

"Com dificuldade em encontrar cafés da Colômbia e América Central, compradores vieram procurar café lavado e cereja descacado do Brasil. Compraram por falta de opção, gostaram e voltaram a comprar."

"Os novos mercados que conquistamos, conquistamos para ficar pois estamos aliando qualidade com eficiência em embarque e entrega de café."

"Precisamos estimular e ajudar o cafeicultor que não consegue produzir café de qualidade que venha produzir, pois o futuro do café está no arábica de qualidade."

"Temos visto que o produtor está evitando fazer venda futura para entrega em setembro pois não se sabe bem o que vai acontecer com preço. Do lado comprador estão pisando em ovos pois não é claro o cenário para daqui 6 meses."

"O produtor que tem café da safra que está terminando deve vender até maio/junho e se preparar para colher e secar a safra nova com qualdiade."

"Vendas antecipadas vão começar aparecer mais a partir de fevereiro."

"Não acredito que o mercado vá piorar esse ano a ponto de prejudicar o cafeicultor brasileiro."

"Notamos mais uma otimização das áreas de produção do que investimentos em novas áreas."

"O que atrapalha os planos de investimento do cafeicultor é que muitos analistas dizem que são picos de preço, sendo que no momento os preços só são bons para o café arabica de qualidade."

"O grande desafio que o cafecilutor vem vencendo é melhorar qualidade, derrubar custos e aumentar produtividade por hectare. "

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO DA COSTA NETO

MANHUMIRIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/09/2011

  


Concordo plenamente com o Eduardo porque o mercado consome as  diversas bebidas. Sabe-se que o nosso custo prevalece dentro da média da produção na safra.


A comercialização tanto de suave, duro, ou riado são também efetuadas para consumidores com gostos diferentes, alemães, uma bebida, árabes outra,etc.


Francisco, nem tanto ao mar nem tanto a terra.


Sou produtor de cereja descascado mas não consigo me livrar de bebidas inferiores.


Saudações.
FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 20/02/2011

Caro Saulo Siqueira,
Nao entendi seu posicionamento com relação a diferença do preço e muito menos a do Eduardo. No meu entender este diferencial tem que existir e quanto maior melhor a qualidade e quanto maior a qualidade maior a especificidade, sendo necessário para isso o reconhecimento da população e por parte do produtor a profissionalização pois, sem certificação, rastreabilidade e origem jamais iremos determinadar um produto com alta qualidade e para isso o custo é muito alto. Se não for assim, basta jogar todo o café no chão, levantá-lo, não separá-los, verdes de maduros,secá-los de qualquer modo e etc, ou seja, basta produzir um café commodity como estamos acostumados.

saudações cafelistas.
SAULO ANTONIO MELO SIQUEIRA

CÁSSIA - MINAS GERAIS

EM 17/02/2011

Parabéns ao Sr. Eduardo Carvalhaes a ao cafépoint por este artigo. Em pequena matéria foi analisada de forma objetiva e suscinta aquilo que interessa, de fato, ao produtor brasileiro (novos mercados conquistados, necessidade de qualidade e produtividade e diminuição da absurda diferença de preços entre as qualidades do café).
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 17/02/2011

No geral para se chegar ao valor da saca de café comercializado por uma propriedade tem que se fazer a média ponderada.
São raras as propriedades que conseguem fazer mais de 70% de café bebida dura ou mais fina.Se o parâmetro for o café cereja descascado a quantidade de café desse tipo será menor. Talvez um produtor muito eficiente consiga a fazer 60% de café cereja descascado.
A mídia distorce e confunde os fatos e as informações . O produtor que faz o café cereja descascado e consegue fazer em torno de 60% desse tipo de café, tem nas mãos 40% de café que serão vendidos a um preço bem menor e esses 40% tem o mesmo custo de produção que os cafés mais finos
Parabens ao Eduardo pelas colocações.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures