ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Armando Matielli (SINCAL): vamos colher no máximo 35 milhões de sacas de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/02/2011

2 MIN DE LEITURA

6
0
Armando Matielli, presidente da Sincal - Associação dos Sindicatos Rurais das regiões produtoras de Café e Leite, fala ao CaféPoint sobre atual situação das lavouras brasileiras, dos produtores de café, do consumidor, e sugere mudanças para melhoria do setor. Ouça a entrevista na íntegra.










Clique aqui e faça o download da entrevista.

"As lavouras em aspectos vegetativos estão excelentes. O que é decepcionante é a produção."

"A Conab errou tremendamente nos números pois o ideal de fazer levantamento de campo é agora em fevereiro, quando solidificou o pegamento. Nós percebemos que as rosetas estão ralas, e com problema sério de pegamento."

"Ao meu ver insisto que não vamos colher 42 milhões de sacas de café. Vamos colher no máximo 35 milhões."

"O produtor é mal informado, mantido na marginalidade e não aproveita dos bons preços e qualidade pois se conspira uma verdadeira guerra da omissão para que o produtor não tenha conhecimento e exerça seus direitos de vender seus produtos com preços adequados."

"O produtor rural esta abandonado."

"Os sindicatos rurais deveriam avisar os produtores, mostrando que existem opções para conseguir melhores preços. Mas infelizmente os sindicatos recebem míseros reais das federações."

"Eduacar o consumidor é uma tarefa difícil. Queremos fazer isso via SINCAL, mas para o produtor."

"O consumidor é um leigo, que compra um afé na prateleira do supermercado que nao é café."

"Consumimos 19 milhões de sacas em 2010, segundo Abic. Desses 19 milhões, colhemos 11 milhões de café robusta, exportamos 1,5 milhões e bebemos 9,5 milhões de sacas. Então, bebemos por volta de 5 milhões de sacas de PVA (preto, verde e ardido). Esse PVA devia ser jogado no lixo."

"Eu peço a Abic que não faça malefício para população que compra um café que a gente não sabe o que tem lá dentro."

"Deveria ser exigido fiscalização e rotugalem severas."

"O cafeicultor não recebe pelo PVA, quem recebe são os comerciantes e cooperativas. Esse PVA pode ser transformado em biodisel."

"A rotulagem deveria ser feita, com uma propaganda na televisão, mostrando que o café está sendo rotulado, além de colocar na embalagem quantos por cento tem de café arábica e robusta."

"O consumidor tem direito de tomar um café 100% arabica, melhor. Ele vai pagar mais, mas tem que saber o que está tomando."

"Queremos comercializar café em Chicago. Precisamos levar nosso café natural para Chicago. Somos o maior e praticamente o único produtor de café natural."

"Vamos levar para Chigago para ter competição, concorrência e transparência. A BM&FBovespa e o Governo brasileiro está nos apoiando nessa posição."

"A partir do momento que colocar o café em Chicago, é lá que vai ser negociado. Vão sair tudo de NY e passar para Chicago."

"Aos senhores produtores se preparem, temos 3 safras pela frente duas de ciclo baixo e uma de ciclo alto. Chegou a hora da verdade."

"Não tem café no mundo, ja estão exportando até escolha. A recuperação dos estoques vai demorar no mínimo de 5 a 8 se não ocorrer nenhuma intempérie desastrosa ou geada."

"Senhores compradores, agora é a hora do produtor. Vamos fazer o produtor de café realmente ganhar dinheiro".

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROVILSO GORINI

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/03/2011

me sinto rejuvenecido quando vejo que existe um homen que vem a publico defender com tanta capacidade esobriedade a cafeicultura brasileira. Parabens sr. Armado pela sua coragem de enfrentar esses aproveitades dos pobres e sofridos cafeicultores brasileiros. Temos que ter uma postura de coragem para dizer que estamos orfao do governo em relacao ao negocio cafe. Precisamos sim produzir com qualidade mas precisamos ser remunerados com dignidade.
RAUL DE OLIVEIRA ANDRADE FILHO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/02/2011

Parabéns ao amigo Matielli, pela entrevista corajosa, principalmente na abordagem contundente de temas complexos e polêmicos. No cenário da cadeia produtiva do café, os produtores são meros atores coadjuvantes para não dizer figurantes....A maioria deles está focada exclusivamente na sua "sobrevivência econômica cotidiana" e não consegue vislumbrar "o seu negócio" num contexto maior, global e a sua entrevista permite essa visão de forma clara e linguagem simples.
LUIZ SIMONI

UMUARAMA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/02/2011

O MAPA adiou novamente a fiscalização por análise sensorial, dos cafés que estão nas prateleiras dos supermercados. Dizem que faltam provadores. Falta é vergonha. Será que que não temos na iniciativa privada uns 30 provadores capacitados. Cada provador analisa sensorialmente umas 10 marcas por dia. Em um mes já saberíamos o que estamos bebendo. Ainda, Já passou a hora de exigir na embalagem a porcentagem de robusta e arábica. Existem muitas marcas que já citam que o café contido na embalagem é arábica. Outras citam até a região em que foi produzido.
O Matelli foca muito bem estes assuntos.
ELIANE DE ANDRADE C. NOGUEIRA

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/02/2011

Parabéns ao Matielli pela entrevista, pois é exatamente isso o que ele disse, está na hora do produtor rural ganhar dinheiro, com um planejamento estratégico muito bom que a Sincal tem, conseguiremos isso em pouco tempo.Concordo com a comercialização do nosso café natural na bolsa de Chicago, pois , o Brasil como maior produtor de café natural, tem que mandar no mercado, chega de vender café abaixo da bolsa de N.Y., temos que ter liderança no setor.Quanto ao Robusta , ele não disse que não deve se colocar como blend,mas sim haver uma rotulágem criteriosa para que o consumidor escolha que tipo de café ele quer consumir, isso é lógico e já deveria ser feito a muito tempo e o PVA tem que desaparecer do consumo, pois causa sérios danos a saúde.
Acredito que em breve estaremos comercializando café na bolsa de chicago e aí mandaremos no mercado, o que é mais que justo.
Parabéns Sincal, por defender tão bravamente o produtor de café
JOSE MIGUEL AZEVEDO PIROVANI

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/02/2011

Concordo plenamente com o sr. aonde o cita que a produção desse ano não vai ser oa esperada pois eu estou diretamente no campo fazendo assistencia tecnica direto para produtor e vejo que o clima esta prejudicando muito a nossa produção desse ano mais nessa entresafra os preços esta melhorando na nossa região , vejo que deveria valorizar de forma igual o café robusta e o arabica pois quem produz tanto um quanto outro precisa ganhar dinheiro .
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/02/2011

Concordo com quase tudo que o Sr. Armando Matielli disse, só discordo no tocante aos blends, pois duvido que o Sr. se não for um provador ou um barista renomado consiga distinguir um blend de 20 por cento de um café robusta de alta qualidade misturado com 80 por cento de um arábica também de alta qualidade de um arábica puro, se por acaso o Sr. distinguir é bem provavel que goste mais do primeiro. Devemos parar com essa dispusta entre tipos de café, pois cada um tem a sua finalidade, precisamos sim é da SINCAL também brigando por nós contra essa multidão de exploradores que tanto nos atormenta.

Abraços: Carlos Alberto de Carvalho Costa/produtor de conilon em Muqui-ES

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures