Você está em: Cadeia Produtiva > Café & Saúde

Pesquisa: Consumo diário de café protege contra ataque cardíaco

postado em 13/09/2011

 

Um novo estudo sueco pode ajudar as fãs do cafezinho. De acordo com a pesquisa, mulheres que bebem de uma a cinco xícaras de café por dia podem reduzir suas chances de sofrer ataque cardíaco em 25%. E as mulheres que não bebem café podem aumentar suas chances de sofrer infarto.

Os pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, analisaram informações de quase 35 mil mulheres entre 49 e 83 anos. No espaço de dez anos, 1.680 das pessoas estudadas sofreram ataque cardíaco. Mas aquelas que bebiam de uma a cinco xícaras de café diariamente foram 25% menos atingidas pelo problema.

O resultado se manteve mesmo quando os cientistas descontaram fatores considerados de risco como o consumo de cigarro, bebida, peso, pressão alta e diabete. Apesar do número de casos estudados, a pesquisa não é conclusiva, já que muitos outros fatores não previstos no estudo podem estar relacionados ao baixo nível de problemas cardíacos nas mulheres.

Outro ponto importante, segundo a pesquisa, é que as pessoas estudadas são de origem escandinava. Mesmo assim, outros estudos já vêm relacionando o consumo de café à proteção contra ataque cardíaco. Mas por enquanto, os cientistas não recomendam nenhuma mudança brusca de hábitos visando esse benefício.

As informações são da Revista Cafeicultura, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário

Copyright © 2000 - 2012 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade.