Você está em: Cadeia Produtiva > Café & Saúde
Consumo diário de café pode reduzir o risco de câncer de pele
Os pesquisadores também testaram uma possível conexão entre o consumo de café e a diminuição do risco de melanoma e risco de carcinoma de células escamosas - dois outros tipos de câncer de pele - mas não chegou a nenhuma resultado. "Embora não possamos concluir em nosso estudo que a associação inversa entre café e carcinoma seja causal, é consistente a associação entre o café e os riscos de câncer", disse o pesquisador Fengju Song, Ph.D., do Hospital Brigham and Women e Harvard Medical School.
Os pesquisadores não têm certeza do que, exatamente, está por trás da aparente ligação entre o café e a diminuição do risco de câncer, nem entendem exatamente por que isso parece ter um impacto apenas em um tipo de um câncer de pele.
"Isso sugere que há algo na cafeína que pode ter um efeito específico sobre o desenvolvimento da doença", disse o Dr. Robert S. Kirsner, vice-presidente da dermatologia e cirurgia cutânea da Universidade de Miami Miller.
Em um comunicado, Song compartilhou sua crença de que as descobertas podem eventualmente ter impacto na saúde pública, dado o elevado número de carcinomas basocelulares, tanto nos Estados Unidos como no exterior. De acordo com a Fundação do Câncer de Pele, a grande maioria dos cânceres de pele são carcinomas de células basais, e afetam mais de dois milhões de americanos a cada ano.
Mas isso significa que as pessoas que não consomem café deveriam ter o hábito? Absolutamente não, dizem os especialistas, alertando que a pesquisa é muito preliminar.
As notícias são da AFP Internacional, publicadas pelo site Terra, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Últimas Atualizações
» Negócios com café apresentam lentidão nas regiões da Zona da Mata de Minas e Marília
» Deral reduz estimativa para área e produção de café no Paraná
» Parlamentares ligados à agricultura defendem Código Florestal
» Setor produtivo valida tecnologias desenvolvidas pela Embrapa no âmbito do Consórcio
» Pesquisa: consumir três xícaras de café por dia reduz o risco de morte em 10%
» BSCA: barista associada está entre as melhores do ano no Brasil
» Sucessão familiar na agropecuária: curso online tratará deste tema em julho
» OIC: consumo mundial de café desacelera e cresce 1,7% em 2011











Envie seu comentário: