ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O degustador de café e a qualidade das bebidas

POR ALAERTE TELLES BARBOSA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2008

4 MIN DE LEITURA

26
1
Degustador de Café

A população em geral desconhece o trabalho desses profissionais técnicos especializados, que através dos sentidos audição, visão, tato, olfato e paladar avaliam e determinam a qualidade dos cafés que estão sendo colocados no mercado para uso do consumidor, sejam de origem única ou blendados com diversos tipos de grãos, estabelecendo um padrão de qualidade. É um trabalho de arte que requer muito talento, concentração e decisão no veredicto. As pessoas que sofrem de anosmia ou ageusia, isto é, não têm olfato ou paladar apurados, jamais será um eficiente degustador.

Café Arábica

Características dos sabores de cafés da espécie arábica, bebidas finas de alta qualidade, conhecidos no mercado como cafés especiais ou gourmet, enquadradas como do grupo I:

Bebida estritamente mole
Considerada a melhor bebida do café, apresenta aroma muito agradável, é intensamente suave e bastante doce, podendo ser ingerida naturalmente sem adição de açúcar.

Bebida mole
Esta apresenta as mesmas características da bebida estritamente mole, só que a suavidade e a doçura são menos intensas.

Bebida apenas mole
Apresenta pouca suavidade e doçura; percebe-se leve adstringência no fundo.

Bebida dura
Apresenta um travo na língua, transmitindo uma sensação de secura e aspereza na boca, como se tivéssemos comendo uma fruta verde com cica.

Ainda dentro da espécie coffea arabica, temos as bebidas fenicadas de sabores químico medicinal enquadradas como do grupo II

Riada
Apresenta um leve aroma e sabor químico medicinal, que lembra gosto de remédio.

Rio
Tem aroma e sabor químico medicinal mais acentuados que a bebida riada.

Rio zona
O aroma e o sabor químico medicinal dessa bebida são muito fortes, podendo ser percebidos com muita facilidade.

Podemos concluir que as bebidas riada, rio e rio zona têm o mesmo aroma e sabor, estando a diferença entre elas associada à intensidade dessas características em cada uma das bebidas.

Café robusta/conilon

Característica e sabor do café da espécie coffea canephora:

Esse café apresenta um gosto rústico característico e sui generis que se assemelha ao aroma e gosto do milho torrado. Atualmente, os degustadores vêm adotando três faixas de avaliações para essa bebida.

Muito leve gosto do conilon (bebida neutra)
Quando o gosto do conilon é quase imperceptível ao paladar, considerado bebida neutra, não sofrendo influência no sabor dos defeitos ou outro gosto estranho, a bebida do conilon é considerada como de excelente qualidade.

Médio gosto do conilon
A classificado nessa faixa é realizada quando começa a ocorrer influência dos defeitos na bebida. Dessa forma, o gosto do conilon fica mais acentuado, sendo considerado como de média qualidade.

Forte gosto do conilon
Quando a bebida apresenta acentuado gosto dos defeitos e o sabor do conilon fica muito forte e muito amargo, é considerada bebida conilon de baixa qualidade.

Observações

As bebidas, tanto da espécie arábica como da espécie robusta poderão apresentar diversos aromas e gostos estranhos, como exemplo: mofo, fumaça, fermentações e outros elementos estranhos de difícil identificação. Outras denominações que podem ser observadas na bebida do café são: bebida limpa - quando não sofre influência dos defeitos ou outro gosto estranho e bebida suja - quando apresenta gosto de determinados defeitos do café ou influência de gosto estranho.

Quando se degusta o café, além de determinar a qualidade da bebida, são avaliados outros atributos com a sua intensidade, como corpo, acidez e amargor. A bebida pode ser encorpada, semi-encorpada ou com pouco corpo. Pode apresentar acidez cítrica alta, média ou baixa e, ainda, acidez acética alta, média ou baixa, proveniente de fermentações da bebida, que nesse caso apresenta um gosto avinagrado enjoativo e desagradável ao paladar.

Preparação da amostra para degustação técnica

Após a classificação física do grão, relacionada a todas as características de qualidade, como espécie do café, tipo, quantidade de defeitos, cor, aspecto do grão, formato da fava, umidade, seca e porcentagem das peneiras, pesam-se aproximadamente 100 gramas da amostra original para serem encaminhadas ao torrador (torra em fogo baixo para que fique homogênea).

Para a degustação técnica, o ponto de torra deverá ser clara, denominada "americana" e sua durabilidade no fogo fica em torno de 10 a 15 minutos. Quando visualmente o café chega ao ponto de torra ideal, a amostra é despejada numa bandeja de fundo vazado, permanecendo no próprio torrador para ser resfriado através de ar na ventilação do torrador.

Após a realização da torra e classificação do café, os grãos são encaminhados para o moinho que fica acoplado ao torrador, para serem moídos. Para essa prova técnica, a granulometria deverá ser grossa. Procedido o processo de moagem, o café é colocado em xícaras apropriadas na proporção de 10 gramas de pó para 100 ml de água e, finalmente, levado para mesa de degustação.

A mesa deve ter superfície de formato circular, sendo geralmente fabricada em mármore, granito ou material sintético. O tampo redondo da mesa é preso a uma base de sustentação. Esse tampo e o braço de metal acoplado à mesa tem local para dois vasilhames de água, e são giratórios para que o degustador possa, sentado numa banqueta, avaliar várias xícaras de café.

Num dos vasilhames é colocada água morna para limpeza da língua e das papilas gustativas, e no outro, água quente para lavagem das colheres. A boa técnica recomenda que a água deverá ser filtrada ou mineral. Quando a água atingir a primeira fervura em torno de 100º C, é retirada do fogo e colocada no pó do café. A infusão é mexida com uma colher em formato de concha, apropriada para esse fim. Nessa oportunidade o degustador deve cheirar a infusão, a fim de obter um julgamento preliminar pelos vapores desprendidos.

Se o aroma for suave e agradável, é sinal de bebida de boa qualidade; se apresentar aroma químico medicinal, é sinal que a bebida poderá ser de qualidade inferior, riada, rio ou rio zona. Assim, após a avaliação do aroma, quando a bebida estiver morna, o degustador utiliza a colher de prova e através de uma sucção bem forte sorve a bebida até perceber, através das papilas e dos botões gustativos, o sabor da bebida.


Alaerte Telles Barbosa durante curso de Degustação de Café, realizado em Vitória/ES.





26

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO DA SILVA FERNANDES

EM 23/12/2015

Boa Tarde!

Tenho 17 anos já trabalho na área do café, amo a profissão e estou muitíssimo interessado a ser um degustador de café "bom", já conclui o 2° grau. Como faço para fazer um curso com vocês?
DANIELA

DUQUE DE CAXIAS - RIO DE JANEIRO - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 19/08/2014

Como eu faço para entregar um curriculum nessa empresa? ??? Quais são os dias e qual é o endereço? ?? Para trabalhar de degustadora no supermercado precisa experiência? ?grata
MIKHAIL

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 20/02/2014

Boa noite Alaerte !!!



Moro na capital de SP e gostaria de fazer um curso para Degustador de Café e outros tópicos que vc menciona.

Atuei sempre na área de informática mas sempre me fascinei por café.



Gostaria de algumas orientações de como anda o mercado em termos de Profissão.

Agradeço se puder me dar um retorno através de meu e-mail mikhail@estadao.com.br

Abraço,

Mihail
JOAO PEDRO LIMA DA SILVA HONORIO

EM 03/05/2013

OLA SR ALAERTE EU GOSTARIA DE FAZER O CURSO DE DEGUSTADOR DE CAFE .MORO EM BRUMADO BAHIA E SE POSSIVEL INFORMAR LOCAL,DATA ,TEMPO DO CURSO E VALOR DO MESMO.

GRATO PEDRO LIMA

77 9973 4744

BRUMADO BAHIA
GIOVANE ALVES ORLANDINI

JACAREZINHO - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 08/07/2011

Senhor Alaerte, boa tarde, sou do norte pioneiro do Paraná, trabalho na Fazenda Califórnia, situada na cidade de jacarezinho-pr.

O que o senhor me fala das variedades Catuaí amarelo e o obatã, com relaçao a doçura que os mesmos apresentam?

O senhor Ensei neto presta assistencia aqui na empresa juntamente com o proprietario Luiz Roberto Saldanha Rodrigues...

mas queria saber se sua pessoa tem algumas respostas para a questao levanta a vossa senhoria..

O meu muito obrigado, e tenha um bom fim de semana!!!
CRISTIANO MELO

ITAMOGI - MINAS GERAIS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 17/03/2011

Caro sr. Alaerte sou degustador de café na regiao do sul de minas e por aqui tem um tabu que o provador nao pode beber bebidas alcoolicas , fumar e comer comidas apimentadas, nao fumo mas bebo cervejas no fim de semana no futuro isso pode prejudicar meu paladar ??
ALCILÚCIA OLIVEIRA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - ESTUDANTE

EM 06/03/2010

Olá Prof. Alaerte
Parabéns pela matéria e pelas colocações atualizadas. Em 2008 tive o prazer de fazer um dos seus cursos. Café é uma das minhas paixões e o tema do meu trabalho de doutorado. Espero em breve retornar para complementar meus conhecimentos com outros cursos do seu portfolio.
Um grande abraço,
Alcilúcia
CAIO FONTES SANTANA

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO

EM 05/02/2010

Boa tarde,

Professor ler um artigo do senhor sempre é bom pois sabemos que é certo encontrar materiais de qualidade..
RAFAEL BROGGI DOMINGUES DE OLIVEIRA

APUCARANA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 29/01/2010

Bom dia

Prezado Alaerte Telles Barbosa

Sou Eng. Agronômo cafeicultor no norte do Paraná . Em contato com uma amiga que trabalha na Emater Pr me informou que a poucos meses foi oferecido um curso de degustação ou café e blends não sei direito como e denominado por vocês. Gostaria de obter informaçoes pertinentes sobre o curso . quando terá outro novamente ?

Agradeço a atenção dada

Atenciosamente

Rafael Broggi


ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 03/08/2009

Prezado Adilson Santos,

Informamos que o cafeeiro não depende apenas do solo fértil, ele também precisa de chuva espaçosa e clima variando entre 18 a 22º C no decorrer do ano.
A qualidade do café está aliada à altitude onde está plantado, quanto mais alto melhor será a sua qualidade.

Seria conveniente você chamar um engenheiro agonômo de sua região para fazer uma análise do solo e avaliar qual seria a melhor variedade do café a ser plantado.

Atenciosamente,
ADILSON SANTOS

PIATÃ - BAHIA - ESTUDANTE

EM 31/07/2009

Olá, boa tarde,

Na minha cidade há grande produção de café. Gostaria de saber o melhor tipo de solo para essa cultura ou se ela produz bem em qualquer solo.

Obrigado!
ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 22/07/2009

Prezado Pedro Valdecir Truchetti,

Fiquei satisfeito que você tenha lido e gostado do meu artigo. Aproveito a oportunidade para informar que nós ministramos regularmente curso de Classificação e Degustação de Café, na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

O participante do curso recebe material didático composto de uma apostila para consulta, elaborada pelo SEBRAE. Para maiores informações favor consultar o nosso site www.graomestrecafe.com.br

Atenciosamente,
PEDRO VALCECIR TRUCHETTI

UNAÍ - MINAS GERAIS - VAREJO

EM 21/07/2009

Olá, boa tarde!

A matéria é exelente mas gostaria de saber mais sobre a Classificação Física do Café. Onde consigo material didático?

Parabéns, um grande abraço
ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 14/07/2009

Prezada Lúcia Helena Teles,

Diversas doutorandas da UFLA participaram do nosso curso de Classificação e Degustação de Café, realizado no Rio de Janeiro-RJ, ainda me lembro da Dra. Rosemary, dessa Universidade Federal.

Com relação ao tempo de duração do Curso, informamos que para obter o registro oficial emitido pelo Ministério da Agricultura, a durabilidade é de três meses. Além disso, a pessoa deverá ser inscrita no Crea como Engenheira Agronôma ou Ténica Agrícola.

O nosso curso é de pequena duração, 40 horas/aula, mas a nossa empresa Grão Mestre Café, ao final do curso, emiti um certificado para os alunos que obtiveram um bom aproveitamento. De posse do certificado, nós orientamos às pessoas interessadas em ingressar na carreira como degustador(a) de café, que façam um estágio numa empresa de corretagem de café, ou exportação de café, ou ainda, uma indústra de torrefação e moagem por um período aproximado de três meses. Após passar pelo estágio, aí sim o candidato estará apto a entrar no mercado de trabalho.

Os valores salariais vão depender da empresa onde você estiver trabalhando. Numa Indústria ou empresa de corretagem pode variar entre R$ 1.500 a R$ 2.000, já numa empresa de exportação a pessoa poderá alcançar até R$ 10.000. Maiores informações favor entrar no nosso site www.graomestrecafe.com.br

Atenciosamente,
LÚCIA HELENA TELES

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 09/07/2009

Olá,

Parabéns pela matéria, nela consegui entender bem como funciona a profissão de degustador. Porém, quero saber como faço para ser uma desgustadora. Quanto tempo leva um curso e qual o custo em média do investimento e qual a remuneração de um desgustador?

Fiquei interessada no assunto após ouvir pessoas que trabalham na área de café, aqui na minha Universidade, me dizendo que tenho vocação para esta profissão. Como aprecio bastante a bebida, procurei saber mais a respeito do assunto.

Atenciosamente,
ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 22/05/2009

Prezado Paulo José da Silva Velho,

Sobre o material didático que você pretende adquirir, como DVD e CD para passar para alunos do ensino médio do Centro Vocacional e Técnológico de Três Pontas, sugerimos entrar em contato com a Sra. Mônica da Costa Pinto, da Associação Brasileira dos Indústriais de Café- Abic, através do e-mail monica@abic.com.br.


Atenciosamente,
PAULO JOSE DAS SILVA VELHO

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/05/2009

Boa tarde,

Gostei muito da matéria. Temos um projeto aqui em nosso Centro Vocacional Tecnológico no Laboratório de Café, "Curso de Classificação e Degustação de Café para alunos do Ensino Médio".

Precisamos de material didático como DVD,CD, etc para mostrar aos alunos. Caso tenha algum material ou endereço de onde encontrá-los, favor nos enviar.

Atenciosamente,
ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 07/04/2009

Prezados Cleiton Corrêa Vitor, Carlos Henrique Sbardelotti, Carlos Alberto de Vasconcellos e Gilton Souza Fernandes,

Peço desculpa pela demora em responder suas carta, mas estava realizando diversos trabalhos fora da minha cidade, Rio de Janeiro, e somente agora sobrou tempo para respondê-los.

Fiquei muito feliz por vocês terem gostado do meu artigo no CaféPoint.

Caso queiram ter um conhecimento maior sobre café, participem de um dos nossos cursos, relacionados abaixo:

a) Classificação e Degustação de Café
b) Barista de Café
c) Cafés Especiais
d) Arte e Segredo do Bom Café

Dentro em breve estarei lançando um livro sobre o assunto.

Atenciosamente,
Alaerte Telles Barbosa
ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 07/04/2009

Prezado Moisés Fernandes
Peço desculpa pela demora em responder a sua carta, mas tendo em vista ao grande volume de trabalho realizado fora da cidade do Rio de Janeiro, somente agora sobrou tempo para respondê-lo.
Fiquei feliz por você ter gostado do meu artigo no Café Point. Quanto ao livro, informo que em breve estarei lançando um livro sobre o assunto, na época lhe avisarei. Comunicamos que ministramos diversos cursos sobre café, a saber:
a) Curso de Classificação e Degustação de Café
b) Barista de Café
c) Cafés Especiais
d) Arte e Segredo do Bom Café
Atenciosamente,
Alaerte Telles Barbosa
ALAERTE TELLES BARBOSA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 07/04/2009

Prezada Simone Alves,

Fiquei muito feliz por você ter gostado do meu artigo. Sobre a matéria relacionada à Segurança e Saúde dos Degustadores, não conheço nenhum livro ou pessoas que falem sobre o assunto. Entretanto, como Classificador e Degustador de Café, sempre fui contra o hábito das pessoas cheirarem a matéria prima (café) bebeficiado em grão cru.

Este é um hábito antigo e utilizado principalmente por Corretores de Café. Trabalhei por muitos anos no Instituto Brasileiro do Café-IBC e bem sei a enorme quantidade de venenos que eram colocados nos cafés beneficiados albergados nos armazéns quando sofriam ataque da praga conhecida como caruncho de tulha. Ao exalar o cheiro do café dessa forma a pessoa está se contaminando indiretamente do veneno. Somente após sofrer o processo de torra que o vestigio do veneno desaparece.

Caso eu venha a descobrir algum livro que fale sobre o tema, voltarei a lhe escrever.

Atenciosamente,
Alaerte Telles Barbosa

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures