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Cafés torrados do Brasil surpreendem consumidores americanos no Texas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/04/2013

4 MIN DE LEITURA

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Até 7 de maio, os consumidores que frequentam as lojas da rede de supermercados Central Market, no Texas (EUA), podem conhecer a gastronomia brasileira, durante uma quinzena temática que este ano homenageia o país. Trata-se do "Passaporte Brasil", uma estratégia comercial da rede varejista que teve início na quarta-feira (24/04) e que conta com a participação de várias empresas da área de alimentos e bebidas, entre elas a Baggio Coffee, de São Paulo, e a Café Cambraia, de Minas Gerais, que são participantes do programa de exportação realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

"O primeiro dia foi muito bom e já foi possível medir o interesse dos clientes pelos produtos brasileiros, especialmente pelos nossos cafés", informa Christian Santiago e Silva, promotor comercial da ABIC que está acompanhando diretamente toda a campanha. Logo na abertura do evento, em uma única loja, em Plano, cidade próxima a Dallas, em uma hora e meia de degustação foram vendidos 15 quilos do Baggio Coffee. O sucesso também foi repetido em Dallas.

Seleção rigorosa

A seleção de todos os produtos que estão participando do evento “Passaporte Brasil”, entre eles o café, foi das mais rigorosas e foi realizada no decorrer de 2012, com a vinda ao país de um grupo de profissionais de compra da Central Market, em uma ação promovida pela Apex-Brasil. No caso do café, além de degustarem várias marcas, esses compradores quiseram conhecer também a produção na lavoura, e por isso visitaram, além de indústrias, algumas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais. O resultado foi que o setor café teve o maior pedido feito pela rede, de aproximadamente US$ 70 mil divididos entre as duas empresas do nosso programa.
“Os consumidores americanos são extremamente curiosos sobre como o café é produzido na lavoura, como é industrializado e embalado. Querem saber de todo o processo e também dos cuidados tomados com relação à sustentabilidade”, diz Christian Santiago. Exatamente por isso, durante o evento nos Estados Unidos a empresária Liana Baggio, da Baggio Coffee, está visitando as lojas para conversar com os clientes e apresentar seus produtos. "Com esta iniciativa, que já está sendo um sucesso, queremos proporcionar uma experiência direta entre os clientes da loja e o produtor-industrial", explica o promotor comercial.

Marketing e mídia



Participar de um evento desse porte, em uma rede de lojas tão sofisticada e reconhecida pelo alto padrão dos produtos que comercializa, exigiu uma verdadeira mobilização da equipe promocional. Contando com o apoio de uma empresa de relações públicas e de assessoria de imprensa local, a ABIC promove os cafés brasileiros nas mídias americanas. Conta também com a participação da chef Letícia Schartz, carioca que há mais de 10 anos mora nos Estados Unidos e que é autora de um livro de receitas de pratos brasileiros - ‘The Brazilian Kitchen: 100 Classic and Contemporary Recipes for the Home Cook’ -, lançado em 2010 e que se transformou em referência junto ao público americano. A chef Letícia apresentará em programas de televisão dicas de como preparar receitas utilizando o café como ingredientes.

Outro cuidado foi com o treinamento e a apresentação dos baristas. São dois profissionais que estão promovendo sessões de degustação de café, preparado nos métodos filtrado e ‘espresso’. “Durante essa quinzena, estaremos promovendo degustações nas nove lojas da rede em três cidades do Texas”, diz Christian Santiago.

Em todas as lojas, a área de café ganhou uma sinalização especial, com destaque para a marca Cafés do Brasil. A decoração inclui sacas de café – e também com sacarias foram confeccionados os aventais dos baristas e demais funcionários da equipe nos pontos de venda.

“Acreditamos que poderemos com essas diversas ações, auxiliar na venda dos cafés adquiridos para campanha e que, no futuro, possa validar a continuidade das nossas associadas Baggio e Cambraia como fornecedoras regular da rede”, diz o promotor comercial.

Promoção Temática


Há três anos, a Central Market estabeleceu como estratégia a escolha de um país-tema para suaspromoções. Já foram escolhidos: Argentina (2010), Espanha (2011) e França (2012) e, este ano, é o Brasil. A cada ano, durante a quinzena do evento ‘Passaporte’, a rede promove não só a gastronomia como também a cultura do país-tema, despertando a curiosidade dos clientes.

Este ano, para a promoção junto aos consumidores, a rede distribui mais de 350 mil folders do “Passaporte Brasil”, anunciando os produtos em destaque e as atividades que serão realizadas, como degustações e encontros com chefs e especialistas brasileiros. As informações também estão no site da rede (www.centralmarket.com) e nas páginas das lojas no Facebook.

Participação Brasileira

Produtos de 100 empresas brasileiras estão participando deste evento, coordenado pela Apex-Brasil e em parceria com diversas entidades setoriais. No total, foram importados do Brasil 18 contêineres contendo mercadorias como café, vinhos, biscoitos, peixes, feijão, chocolates, pão de queijo, água de coco, queijos, porcelanas e sandálias. A expectativa é que sejam comercializados até US$ 1,5 milhão.

Para o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, esta é "uma oportunidade única para as empresas brasileiras conseguirem visibilidade em umas das maiores referências do varejo em produtos gourmet. A ação com a Central Market, além de ajudar a divulgar o potencial do Brasil nos Estados Unidos, oferece oportunidades concretas de negócios e possibilidade de as empresas brasileiras criarem uma relação contínua com seus clientes no exterior".

A matéria é da Abic, adaptada pelo CaféPoint.

 

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WIDERBROW MOTTA

JAGUARÉ - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/07/2013

Hoje podemos observar que a preocupação dos produtores de café está muito maior do que alguns anos atrás.

O consumidor está muito mais atento para a qualidade dos produtos em geral.

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