Busca

Informe termo ou autor que deseja encontrar no CaféPoint.

20 resultados para "vascular"

10/05/2012

Café e coração: pesquisa aponta que bebida não afeta pessoas com doenças coronárias

Há quatro anos a Unidade Café e Coração, instalada no Instituto do Coração de São Paulo (InCor) desenvolve pesquisas integrantes do Consórcio Pesquisa Café, com foco no consumo de café. A criação desse núcleo aconteceu a partir da parceria entre InCor e Embrapa Café. A parceria também apoiou a execução do projeto de pesquisa que avalia os efeitos do café sobre variáveis que envolvem o sistema cardiovascular.

Pesquisa da USP comprova: consumo moderado de café faz bem à saúde
18/12/2013

Pesquisa da USP comprova: consumo moderado de café faz bem à saúde

O consumo habitual de café pode prevenir doenças e ainda auxiliar no desempenho físico. É o que comprova estudo feito na Unidade de Pesquisa Café e Coração, do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nos últimos cinco anos, foram feitas análises com 150 consumidores de café, e a bebida revelou ser uma das principais fontes de antioxidantes para o organismo, se consumida de forma razoável.

13/03/2008

O consumo moderado de café pode fazer bem ao coração

As doenças cardiovasculares (DCV) são ainda a principal causa de morte nos países industrializados. Estima-se que nos Estados Unidos mais de um milhão de pessoas morram anualmente devido a problemas cardiovasculares. A depressão é um fator independente de risco cardiovascular para homens e estudos modernos avaliam o papel protetor de medicamentos antidepressivos e hábitos alimentares. O consumo diário de doses moderadas (três a quatro xícaras ao dia) de café torrado adequadamente (café funcional nutracêutico) pode ser benéfico na prevenção da depressão/DCV por conter, em quantidades superiores às de cafeína (1-2%), compostos quinídeos derivados dos ácidos clorogênicos (2-4%) com ação antioxidante, além de potente ação antagonista opióide (tipo naltrexona) e efeito inibidor da recaptação de adenosina (tipo dipiridamole).

22/01/2008

Café em excesso

As críticas ao consumo de cafeína em quantidades moderadas são total e completamente infundadas, mas ainda arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas. Em quantidades moderadas - o equivalente a 400-500 mg/dia - dose de até 4 xícaras - a cafeína não é prejudicial a saúde humana, desde a gestação até o final da vida. A administração aguda de cafeína causa um aumento modesto da pressão sangüínea arterial, dos níveis de catecolaminas, da atividade de renina plasmática, dos níveis de ácidos graxos livres, da produção de urina e da secreção gástrica. Ela altera o espectro eletroencefalográfico, o humor e o padrão do sono em voluntários normais.