IAC realiza testes de campo para produzir café naturalmente descafeinado
Após 20 anos de estudos, 13 plantas de café foram clonadas e estão sendo plantadas em ensaios regionais para as avaliações finais
86 resultados para "descafeinado"
Após 20 anos de estudos, 13 plantas de café foram clonadas e estão sendo plantadas em ensaios regionais para as avaliações finais
Nova unidade tem um custo de US$ 80 milhões e irá descafeinar grãos de café verde para uso como matéria-prima nas instalações em todo o mundo.
Para os amantes do café, a ausência da cafeína, que também está presente em chás e refrigerantes, faz toda a diferença quando o assunto é paladar. Mas a implicância, ao que parece, tem mais a ver com o hábito do consumo do café comum do que com as características nutricionais, como explica a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), Vanessa Pacheco.
Um novo estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Mount Sinai, nos Estados Unidos, indica que o café descafeinado é capaz de melhorar o metabolismo cerebral associado ao diabetes tipo 2. Essa ação do cérebro, se reduzida, também pode provocar problemas cognitivos.
No embalo do crescimento da indústria de produtos alimentícios mais saudáveis, o café descafeinado vem ocupando um espaço cada vez maior nas prateleiras do supermercado. Mas a proposta de "blindar" o organismo contra sintomas atribuídos à cafeína tem um preço. Segundo pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), liderada pela nutricionista Sheila A. Abrahão, o café perde qualidades sensoriais durante o processo de descafeinação.
A Starbucks Corp. disse na semana passada que lançará, em meados de novembro, a versão descafeinada de seu novo café instantâneo. A maior rede de cafeterias do mundo, com sede nos Estados Unidos, lançou seu café instantâneo VIA em setembro após meses de vendas preliminares em mercados testes.
A autoridade alfandegária do governo dos EUA obteve do Presidente a sanção da lei que estabelece regras bastante restritas para a importação de bens cujo processo produtivo contemple denúncias de trabalho escravo/forçado e/ou infantil. O café brasileiro não foi rotulado. Por Celso Luis Rodrigues Vegro, Eng. Agr., M.S., Pesquisador Científico do IEA.
Na busca pela produção natural de grão descafeinado, a engenheira agrônoma do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Maria Bernadete Silvarolla, encontrou algumas plantas de café arábica com baixa concentração de cafeína entre as três mil analisadas na pesquisa que vem desenvolvendo.
De acordo com relatório de março da Research and Markets, o mais forte crescimento de mercado ocorrerá no Quênia, com um aumento anual de 21,6% por ano pelos próximos quatro anos.
Utilizando uma técnica para induzir as sementes à mutação, um grupo de pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), obteve, a partir de um cafeeiro já utilizado comercialmente, sete plantas mutantes que combinam a produtividade e a ausência de cafeína.
Importações de café sem torrar e descafeinado tiveram uma queda de 66%.
Segundo um novo estudo da Universidade Harvard (EUA), beber várias xícaras de café por dia parece reduzir o risco de suicídio em homens e mulheres em cerca de 50%. "Ao contrário de investigações anteriores, pudemos verificar a associação do consumo de bebidas com cafeína e sem cafeína, e identificar a cafeína como o mais provável candidato de qualquer suposto efeito protetor do café".
As descobertas, por meio de pesquisa da Sociedade Norte Americana do Câncer, foram inovadoras, já que se basearam especificamente nos casos fatais de câncer oral/faríngeo, ocorrendo em um período de 26 anos em uma população de indivíduos acompanhados que não tinham a doença no começo do estudo. O câncer oral/faríngeo está entre os 10 cânceres mais comuns no mundo.
As exportações de café do México durante a safra 2011/12 totalizaram 3,4 milhões de sacas. Volume total exportado é composto de 76% de café verde, 23% de café solúvel ou descafeinado e 1% de café torrado e moído. Compradores abrangem 51 países.
Minas Gerais é, tradicionalmente, um estado exportador de café em grãos, mas um novo mercado vem se abrindo. Nos primeiros três meses do ano, as exportações mineiras de café solúvel descafeinado registraram crescimento de 55,1% em relação ao valor comercializado no mesmo período do ano passado, atingindo US$ 3,2 milhões. Os números foram analisados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nas informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A Olam, uma das maiores tradings da Ásia com sede em Cingapura, que adquiriu 100% da companhia espanhola Seda Solubles em 2012, investirá mais de 7 milhões de euros (US$ 9,71 milhões) em 18 meses para relançar a empresa cafeeira, que a companhia asiática quer converter em sua porta de entrada ao mercado europeu de café embalado.
O Dr. Bruno Mahler Mioto, médico pesquisador na Unidade Café e Coração do Instituto do Coração (InCor), trata de recente pesquisa sobre os benefícios do café divulgada pelo <i>New England Journal of Medicine</i>. "O resultado dessa pesquisa e de outras já realizadas mostram que consumir café diariamente é um hábito saudável, e que pode inclusive trazer benefícios para saúde."
Há mais de 20 anos, o pesquisador Paulo Mazzafera tenta criar uma variedade de café naturalmente sem cafeína e viável de ser cultivada em escala comercial. O trabalho foi destacado na revista <i>Nature</i>do dia 15 de março.
Após descobrirem em 2004 uma variedade de grão de café que não contém cafeína, pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), continuam a avançar na busca de um produto que seja comercialmente viável, ainda que o processo seja naturalmente lento e que o prazo para isso ainda seja medido em anos.
Já é possível tirar café descafeinado direto do pé! Esta é uma das mais inovadoras pesquisas do Instituto de Biologia da Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo e está bem adiantada.
Um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Bristol descobriu que beber café com cafeína aumenta a performance de uma mulher em situações de estresse, mas tem efeito oposto sobre os homens. Eles se tornam menos confiantes e demoram mais tempo para concluir tarefas depois de tomar diversas xícaras de café.
A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia anunciou que começou a vender nos Estados Unidos seu produto mais conhecido, os cafés Juan Valdez, através de seu site na internet. Estão disponíveis seis tipos diferentes de café torrados e moídos, incluindo um orgânico e um descafeinado, café solúvel e outros artigos, como doces de café e garrafa térmica, itens que são muito utilizados pelos consumidores norte-americanos.
Pesquisa de Harvard feita ao longo de uma década registrou consumo da bebida entre mulheres. A pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.
Para reduzir os riscos de desenvolver câncer de próstata, quanto mais café melhor, de acordo com um novo estudo publicado nesta terça-feira (17) por pesquisadores da Harvard School of Public Health.