Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Quando o consumidor manda: o fracasso da Starbucks na Austrália e o consumo de café no Brasil |
LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR
Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e professor associado da Universidade Federal de Lavras. Coordenador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM).
EDUARDO CESAR SILVA
Coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café.
Doutorando em administração pela Universidade Federal de Lavras e mestre em administração pela mesma instituição.
É tecnólogo em cafeicultura pelo IF Sul de Minas - Campus Muzambinho.
4 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MARCO ANTONIO JACOBESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ EM 25/04/2013
Eduardo ,
é super valido seu artigo , porem nosso problema brasileiro não é cafés gourmets , nosso maior problema é os cafés torrados e moídos standarts , se é que podem ser chamados de café. minha proposta é de qualidade minima de café, não uma tinta preta de lixo de café. por incrível que pareça, as industrias brasileiras conseguiram mudar a cor café , pois o café na xícara é preto. minha proposta que vc tem conhecimento é dar um acordão (do verbo acordar) no mercado brasileiro , todos vão ganhar , produtor , industria , comercio e consumidores , me esqueci , quem mais ganha é o governo , pois vai receber polpudos impostos do setor. |
EDUARDO CESAR SILVALAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO EM 14/12/2012
Prezado Felipe,
Agradecemos as informações adicionais. Concordamos com você quanto à influência do modo de pensar de cada povo, exemplificado pelo "Tall Poppy Syndrome". Com certeza se trata de um aspecto relevante. Nossa argumentação sobre a Starbucks foi elaborada a partir de análises da própria mídia australiana sobre o fechamento das lojas em 2008. Embora sejam fontes de informação válidas, reconhecemos que podem haver limitações. No entanto, a ideia central de que as escolhas do consumidor orientam a cadeia produtiva ainda é verdadeira. Isso é especialmente válido para o mercado de cafés especiais. Contamos com suas valiosas contribuições para os próximos artigos. Abraços. |
FELIPE BARRETTO CROCEMOCOCA - SÃO PAULO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ EM 14/12/2012
Caros Luiz e Eduardo,
Obrigado pela aula. Talvez para entender melhor nesse caso é importante nos aprofundar um pouco mais sobre o comportamento dos consumidores. Os Australianos e Americanos são povos bastante diferentes entre si. Enquanto os Americanos respeitam tudo o que é marca grande e compram quantidade primeiro e depois qualidade, os Australianos fazem o oposto. Existe um termo na Australia chamado ´Tall Poppy Syndrome´ que explica a forma dos Australianos pensarem contra aqueles que aparentam grandes e arrogantes e sempre preferem apoiar os pequenos e humildes. Quando falamos nos cafés de commodity, o Starbucks não perde nada para um Gloria Jeans mas a imagem deles e um pouco menos corporativa. O que a Starbucks tem feito na Australia é mudar e refinar o logo e as lojas para serem mas discretos e ´descolados´. Mesmo assim hoje a frequencia é maior de gringos nos Starbucks da Australia. abraços |
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
CAFÉPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES EM PARCERIA COM A CAFÉ EDITORA
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Barão de Tatuí, 387 - Vila Buarque - São Paulo (SP)
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex