ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O começo de um projeto sustentável

POR ISABELA PASCOAL BECKER

ESPAÇO ABERTO

EM 10/06/2014

2 MIN DE LEITURA

5
0
Recuperar e reconstruir uma fazenda que estava sem investimentos – um pouco abandonada, para torna-la capaz de produzir cafés especiais foi uma grande experiência para entender a essência do que é sustentabilidade. Mas foi só a primeira semente do conceito, ao logo desses 10 anos ser e se manter sustentável, de fato, é bem mais complexo e profundo.

Para produzir cafés especiais cultivando as variedades mais nobres da família arábica foi necessário reconstruir o ecossistema do Cerrado, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento da lavoura.

Foto: Ivan Padovani / Café Editora
Foto: Ivan Padovani / Café Editora

Para isso foi preciso reconhecer e replantar as principais plantas nativas, recuperar o solo, e descobrir e proteger as nascentes de água, com isso, foi possível reconquistar e atrair a fauna local. Somente depois de todo esse trabalho o ambiente estava pronto para o plantio de café.

Durante todo esse processo a relação com as pessoas e a comunidade também foi sendo desenvolvida. Uma relação entre pessoas e instituição não acontece do dia para noite, foi preciso construir vínculo, criar confiança e principalmente apresentar, inspirar e conquistar o entorno da fazenda para construirmos nosso time e sermos bem recebidos pela região.

Não é uma tarefa fácil, por exemplo, mostrar para trabalhadores que viveram de uma época onde o foco era volume de produção que, vale mais colocar menos nutriente e produzir menos, mas ter a terra fértil para sempre.

Cuidar do meio ambiente, ser socialmente responsável e produzir cafés especiais tem muito valor e envolve alto custo também. Por isso, estudar a viabilidade financeira desse projeto, considerando um período de investimento sem retorno e correndo riscos inesperados é um pilar do conceito de sustentabilidade que não pode ser desmerecido.

A definição dessa forma de trabalhar foi desde o início um princípio a ser seguido, não existia uma fazenda antes e depois de ser certificada como sustentável, o projeto de cafés especiais e sustentáveis nasceu assim, pois acreditamos que cada ator do agronegócio tem a responsabilidade de garantir a continuidade para as próximas gerações.

Lições aprendidas, produção engrenada, era preciso vender. E não seria coerente vender para quem não tivesse alguma certificação em sustentabilidade. Há 10 anos, haviam poucos importadores e distribuidores, que tinham essa visão. Não foi uma tarefa fácil convencer que o Brasil era capaz de produzir bons cafés, garantir consistência na entrega e ainda ser certificado.

Felizmente o esforço tem sido recompensador e essa experiência trouxe alguns aprendizados: Primeiro, buscar parceiros competentes nos temas que não se domina, e felizmente o Brasil tem universidades e institutos que oferecem e se interessam por essas parcerias. Em segundo, ajustar os paramentos ou critérios, para própria realidade, às vezes sem querer, por bom senso ou logica já implementamos práticas sustentáveis. É possível fazer mais? Sem dúvida.


Por fim, deixo um vídeo incrível da Rainforest Alliance para inspirar!

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLODIMAR BARBOSA DOS SANTOS

CEARÁ-MIRIM - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 05/03/2015

Para isso foi preciso reconhecer e replantar as principais plantas nativas, recuperar o solo, e descobrir e proteger as nascentes de água, com isso, foi possível reconquistar e atrair a fauna local. Somente depois de todo esse trabalho o ambiente estava pronto para criação de ovino. Durante todo esse processo a relação com as pessoas e a comunidade também foi sendo desenvolvida. Uma relação entre pessoas e instituição não acontece do dia para noite, foi preciso construir vínculo, criar confiança e principalmente apresentar, inspirar e conquistar o entorno da fazenda para construirmos nosso time e sermos bem recebidos pela região. Não é uma tarefa fácil, por exemplo, mostrar para trabalhadores que viveram de uma época onde o foco era volume de produção que, vale mais colocar menos nutriente e produzir menos, mas ter a terra fértil para sempre. Cuidar do meio ambiente, ser socialmente responsável e produzir carne ovinas tem muito valor e envolve alto custo também. Por isso, estudar a viabilidade financeira desse projeto, considerando um período de investimento sem retorno e correndo riscos inesperados é um  conceito de sustentabilidade que não pode ser desmerecido.  A definição dessa forma de trabalhar foi desde o início um princípio a ser seguido, não existia uma fazenda de ser certificada como sustentável, o projeto de ovino sustentáveis.
CLODIMAR BARBOSA DOS SANTOS

CEARÁ-MIRIM - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 08/07/2014

muito bem, é o planeta que estar implorando que não agrida mais o meio ambiente, diminui as queimada, o desmatamento e o uso exagerado do agrotóxico, e que procure um meio de produzir com sustentabilidade, por que tem muita gente pra se alimentar de manha tare e noite é precisa de uma alimentação de qualidade, a qualidade de vida começa na alimentação
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/06/2014

Trabalho maravilhoso que desenvolvem! Dignos de serem seguidos. Daterra é uma escola sem dúvida em sustentabilidade. Parabéns Isabela e Equipe.
GLÓRIA NUNES

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/06/2014

Muito bom ! Todos tinham que ter essa consciência , venho tentando fazer o mesmo aqui no meu sítio , apesar de bem pequeno.
ERIKA CRISTINA PIMENTA PINHEIRO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 10/06/2014



Maravilhoso! Todos nós temos que ter a consciência de cuidar do nosso planeta. Cada um fazendo a sua parte com certeza seremos mais felizes no futuro. Consciência e o NOME.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures