ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O futuro da produção brasileira: o que esperar?

POR CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

P&A MARKETING E EQUIPE

EM 28/04/2015

4 MIN DE LEITURA

5
0
Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora
Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora


O balcão de apostas para o tamanho da safra brasileira de café está movimentado neste abril de 2015, assim como esteve 12 meses atrás, mas com uma importante diferença: a amplitude das estimativas é menor agora. Enquanto os números de abril do ano passado apresentavam uma diferença de quase 8 milhões de sacas entre a menor e a maior estimativa, este ano a amplitude é próxima a 4 milhões se desconsiderarmos os “outliers”. Esta menor diferença fica bem mais interessante de se analisar quando considera-se que o tamanho das safras de 2014 e de 2015 serão provavelmente muito similares independentemente da fonte que se use! A explicação da menor amplitude das estimativas pode residir na dificuldade de incorporar no processo de projeção de safra as perdas do beneficiamento, mais especificamente do descasque. Esta é uma dificuldade que ganha magnitude no caso do Brasil quando comparado com outros países por ser um país que produz predominantemente cafés naturais e cuja chamada renda de descasque muda muito como resultado das condições climáticas.

Uma forma simples e direta de explicar esta amplitude mais estreita é que no ano passado os cafeeiros desenvolveram uma quantidade de cerejas próxima à normalidade de uma boa safra, mas as perdas foram principalmente causadas por rendas de descasque muito menores que são muito mais difíceis de se estimar e só se tornam evidentes no momento do benefício. Neste ano, as plantas estão carregando uma quantidade substancialmente menor de cerejas devido ao baixo crescimento vegetativo de seus ramos ao longo do ano passado. Mas a renda deve ser próxima do normal após as chuvas e temperaturas terem se aproximado dos níveis normais em fevereiro e março de 2015 depois de um outro janeiro quente e seco. Próximas ao usual, as perdas durante o beneficiamento são, portanto, um fator menos importante nas estimativas de safra em 2015. Outros interesses a parte, isto mostra bem as peculiaridades no exercício de se projetar safra de café no Brasil.

Chega a ser surpreendente a quantidade de esforços dedicados à projeção da safra de café no país – temos duas estimativas oficiais, Conab e IBGE, além das projeções do CNC/Procafé e de vários traders do Brasil e do exterior – e proporcionalmente a quase ausência de estimativas dos estoques totais de café no Brasil, ainda mais considerando o significativo impacto que os estoques possuem na formação dos preços da commodity. É claro que a estimativa de safra é mais simples considerando que as informações a serem coletadas são de “domínio público”: qualquer pessoa pode visitar as lavouras de café e os satélites podem vê-las também! A situação é diferente com os estoques, especialmente aqueles mantidos por companhias privadas. Esforços para se estimar os estoques devem ser definitivamente estimulados considerando que hoje a maior estimativa dos estoques locais parece ser 100% maior que a menor estimativa.

Nesta linha de raciocínio de relação causa-efeito, quais serão os impactos das atuais perdas de safra no potencial da produção futura do Brasil? Primeiro, do ponto de vista não-agrônomico de um leigo, as perdas de safra em 2014 e 2015 que ainda podem reverberar em 2016 não afetarão o potencial produtivo de safras futuras. Segundo, soluções existem ou estão na “linha de montagem” se problemas similares ocorrerem novamente no futuro e/ou se eles vierem a se tornar uma característica padrão daqui para frente. Terceiro, o fortalecimento do dólar norte-americano, sentido com maior intensidade no Brasil, devido a seus problemas econômicos internos, tornou o país um produtor mais competitivo à medida que o real mais fraco derrubou as cotações internacionais do café, sem prejudicar o preço recebido pelos produtores aqui tanto quanto nos demais países produtores. Quarto, o setor de café brasileiro possui uma resiliência própria e uma habilidade única de lidar com condições adversas, como foi no passado no caso das geadas, ferrugem, baixa produtividade e aumento dos custos trabalhistas, para citarmos alguns exemplos.

Se as atuais projeções para o câmbio futuro estiverem corretas e o dólar permanecer no intervalo de R$ 3,00 a R$3,20 até o final de 2016, os cafeicultores brasileiros irão progressivamente perder competitividade conforme os custos de insumos atrelados ao dólar, como fertilizantes e agroquímicos, e outros custos, especialmente mão-de-obra, aumentarem em um ambiente de relativa estabilidade do real ante o dólar. Esta é a janela de oportunidade do curto prazo para o Brasil começar a criar as condições de se manter competitivo no futuro. Mas se tudo falhar – irrigação, sombreamento, mecanização da colheita de conilon e de arábica de montanha, etc. – existe ainda um último recurso: “micro migração” para regiões não muito distantes dos atuais cafezais, mas que possuem temperaturas mais amenas e tinham risco de geada há não muito tempo. Isto é para ser comparado às “macro migrações” que levaram o arábica para o Paraná e para o Cerrado no passado e tem levado atualmente o conilon para o sul da Bahia. Deve-se esperar que o arábica mude para regiões mais elevadas e que o conilon comece a ser plantada em áreas antes ocupadas pelo arábica? Talvez. Mas a inovação pode tomar outros rumos que são difíceis de prever e pode mudar o curso das coisas em diferentes direções. 

CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO

Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP; pós-graduação à nível de doutorado em economia e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de consultoria e marketing na área de café

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARTUR SAABOR

EM 08/05/2015

Caro Brando,

Exatamente, quanto é "quantidade de cerejas próxima à normalidade de uma boa safra"?

Um abraço,
FRANCISCO SÉRGIO LANGE

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO

EM 02/05/2015

Com relação a Micro migração, posso afirmar que Divinolandia hoje apresenta um potencial enorme para que quer produzir na montanha cafés de altissima qualidade.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/05/2015

Carlos Brando, parabéns pelo artigo. Muito nos preocupa a elevação dos custos atrelados ao cambio, fertilizantes, agroquimicos dentre outros. A elevação dos salarios bem como das obrigações ambientais, muito nos distancia de nossos principais concorrentes lá fora. A migração tem sido notada e teremos muitas dificuldades a vista sobretudo daqueles que originalmente estão atrelados a produção de café comodities.
PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/04/2015

MUITO BOM COMENTÁRIO, PELO MENOS NÃO É EM VÃO , MAS COERENTE.
PEDRO MALTA CAMPOS

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 28/04/2015

Prezado Carlos,

Parabéns pelo artigo. Achei interessante a crítica sobre as estimativas de produção vs. estoque. A constatação sobre a migração também me parece bem oportuna. Um abraço,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures