ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rotulagem - % arabicas % robustas e tolerância de toxinas

ESPAÇO ABERTO

EM 26/09/2013

2 MIN DE LEITURA

17
0
O P.V.A (preto, verde e ardido), é o resíduo de café que não tem mercado externo. Em sua totalidade, esse P.V.A é utilizado na torrefação nacional e consumido pelo povo brasileiro. No comércio, o preço do café torrado e moído está próximo do custo da matéria prima de um café verde normal, demonstrando que a maioria do café que bebemos não passa de resíduo de café, que deveria ser descartado ou transformado em biodiesel ou óleo para finalidades diversas.

O P.V.A em questão provoca uma inadequação, descaracterizando o verdadeiro sabor e prejudicando a qualidade. Misturam, ainda, nele o Conilon / Robusta na faixa de 12.000.000 de sacas que são consumidas internamente, as quais, somadas ao P.V.A quase equivale ao nosso consumo interno, de um café de qualidade muito inferior.

Com exceção de fazendas e algumas firmas que se preocupam em fornecer cafés gourmet e de qualidade, a grande maioria dos cafés vendidos principalmente nos supermercados está longe da qualidade desejada, inibindo o aumento do consumo.

Assim estamos reorganizando, a ABCA (Associação Brasileira de Café Arábica), visando à defesa do Arábica e Rotulagem.

Nenhum país importa o P.V.A e estamos fornecendo ao povo brasileiro uma quantidade de cafés torrados e moídos sem o mínimo critério de tolerância de resíduo de toxinas. Esse nível de contaminação provocado pela quantidade anormal de toxinas está ultrapassando níveis toleráveis, muito superiores ao de um país desenvolvido.

No Brasil, não existe legislação alguma impondo níveis de tolerância de toxinas em café e estamos tomando cafés sem critérios técnicos, visando unicamente à guerra de preços e deixando a nossa população à mercê dos interesses econômicos, acima da segurança alimentar. O Brasil consome um dos piores cafés do mundo em qualidade e, ainda sem especificação na rotulagem. Temos a obrigação de estabelecer níveis de tolerância de toxinas.

O Engenheiro Agrônomo Armando Matielli, que esteve presente no Seminário Internacional de Café, realizado em Belo Horizonte, de 09 a 12 de setembro, do corrente ano, contatou com diversas autoridades mostrando a necessidade da rotulagem e o marketing a favor do arábica. aproveitou a oportunidade e conversou com o governador antônio Anastasia e lhe entregou um documento expondo o relatado nesse artigo (vide foto).

É preemente a rotulagem do café no brasil. o consumidor tem pleno direito de optar pelo produto que quer consumir. não estamos lhe dando essa oportunidade de escolha do produto desejado, pois, os interesses econômicos estão acima da segurança alimentar.

A exigência da rotulagem e, as devidas composições em porcentagens de arábicas e robustas e, citar o nível de tolerância de toxinas, como fazem os países sérios e responsáveis em relação a sua população será a tônica do trabalho da ABCA.

As informações são do Engenheiro Agrônomo Armando Matielli, MBA na FGV - Cafeicultor e membro da ABCA, estágio no Instituto de Toxicologia na Alemanha e no Centro de toxicologia da Bayer em Wuppertall.

17

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

YUKIO YAMASHITA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 04/05/2022

O que acontece com a "qualidade" dos cafés torrados e moídos de hoje? Tipo Mellita, 3 Corações e etc... todos com um gosto horrível e um preço altíssimo? Desculpa a pergunta leiga, mas está impossível tomar estas porcarias. Um gosto esquisito de saco sujo com sei lá o que.....
CAFEQUENTINHO

JI-PARANÁ - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 07/10/2013

Caso seja aprovada a rotulação do café com obrigatoriedade de ser estampado na embalagem, então terá que ser no momento da produção, pois onde for imprimir por datador hot stamp; ou mesmo impresso a tinta, além do lote colocamos também o blend. Assim satisfaz os produtores de arábica, e também os produtores de robusta.

Ama pequena indústria de café que por ter quantidade mínima de fazer um pedido de embalagem, é obrigado a comprar 600 kgs de cada tamanho, não tem como prevê o blend daqui a 12 meses. Assim seria mais fácil que eu pensava em tocar uma indústria de café.
CELSO VIEIRA JUNIOR

MINAS GERAIS

EM 06/10/2013

Bom dia, Cafeicultores. Neste final de comentários, lembrei-me de um ditado :"Casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão".

Uma certeza: há cafés bons e ruins, tanto Arábica como Conilon.

Que tal uma ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CONSUMIDORES DE CAFÉS SEM TOXINAS?

E nós produtores, vendemos todos nossos cafés PVA... não nos lembrando dos consumidores. Porém, quando vamos ao supermercado, reclamos de leite com soda caustica, amendoin com aflatoxina, suco com desinfetante... etc etc.....

Parabéns pela iniciativa do Matielli.

Lembrando que se a catação do café for de 15%, teremos na safra brasileira cerca de 7,5 milhões de sacas de PVA... consumidos internamente....  se transformado em outros produtos, seriam menos 7,5 milhões de sacas no mercado..... e mais saúde para os brasileiros.

Em tempo: quem deveria tratar disto não seria o MINISTÉRIO DA SAÚDE ?

Abraços,

Celso
JONAS TORRES

ALFENAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/10/2013

Robusta ou arábica, o Brasil não pode produzir o que está produzindo, e o aumento de estoque anunciado pela Conab deixa isso bem claro...Concordo com o Edivan, de que adianta achar que o Robusta é o culpado se inundamos o mundo com café Rio,ai pode? A mudança para uma cafeicultura sustentada passa pela qualidade ( arábica ou robusta) em detrimento da quantidade. Diversificação de culturas, quando o preço subir, ter um controle de financiamentos para não incentivar a produção e por ai vai... Mas o que foi que aconteceu quando o preço subiu?? Todo mundo enfiou na cabeça que o preço era firme por 5 anos, que os preços seriam espetaculares. A gente entrava em um banco e saia com o bolso cheio de dinheiro.Eu fiz minha parte, hoje tenho 25% do café que tinha a 5 anos. Ficar entupindo o mundo de café e esperando por milagre não dá, muito menos culpar a competente cadeia do Robusta pelo cenário que vivemos. Na minha opinião tem que ocorrer uma mudança de conceito, de o governo ajudar quem comprovadamente diminuir produção e primar pela diversificação, temos que abolir a cultura da monocultura do café, para que um dia possamos sair desse ciclo de 1 ou 2 anos bons e 5 ou 7 ruins. As cooperativas tem como mapear seus produtores, financiar e controlar essa redução e diversificação. Aumentou a produção, é porque está ganhando e pode andar com as próprias pernas, sem financiamentos. Ah, mas que radical isso. Sem quebra de paradigmas, nada muda de fato, é preciso achar uma solução, e  na minha opinião essa solução passa primordialmente pela produção responsável. Ja venho escrevendo isso faz muito tempo, algumas regiões mundo afora atravessam sérios problemas de produção, imaginem quando isso normalizar( Producción y exportaciones de café colombiano crecen vigorosamente en 9 meses)... A situação pode ser mais longa e pior do que muitos de nós imaginamos. Não se trata de ser pessimista ou pregar o caos, trata-se de ser realista e responsável na busca de um meio sustentável para se viver da produção de café. Chega de tapar o sol com a peneira, estamos com 8/10 milhões de estoques remanescentes e ano que vem provavelmente aumentaremos mais este estoque. É necessário urgente colocar na pauta um programa de erradicação e diversificação da cultura.Logo se iniciarão as especulações com a próxima safra e a Conab falará 50/52, mas o mundo não é bobo e já sabe onde isso vai parar, eles la fora já aprenderam a colocar pelo menos mais 10% em cima de nossos números e quase sempre estão certos.Onde vamos enfiar todo esse café? Sei que vou ser questionado por isso.Mas isso não tem jeito, quem vai ser o primeiro a tirar um pé de café? como controlar isso? Eu digo, também não achavam que o Homem chegava na lua, também acharam que a AIDS acabaria com a humanidade e por ai vai.Controlar isso pode ser muito mais simples do que parece e na atual circunstancia o primeiro a participar de um programa assim será aquele que encontrar condições adequadas para tal. Desculpem o desabafo...
ADRIANO RABELLO

COLATINA - ESPÍRITO SANTO

EM 04/10/2013

APOIADO SR, EDIVAN F. MORGAN.

E LENDO O ARTIDO DO SR. ARMANDO MATIALI É QUE TENHO AINDA AMAIS CERTEZA QUE OS PRODUTORES DO CAFÉ CONILON DEVERIAM IMPLANTAR A

ABCC (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO CAFÉ COLINON).
EDIVAN F. MORGAN

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/09/2013

Não sei do que vocês estão reclamando; é um tal de qualidade, bebida, gourmet, etc, etc e etc e inundaram o mercado com  12 milhões de sacas de lixo ( arabica bebida rio tipo 7) que não está valendo nem  190,00 reais. Enquanto existir este tipo de café no mercado podem ir tirando o cavalinho da chuva!
JOSÉ CARLOS

ANDRADAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 29/09/2013

A ABIC não jura nada, ela prova. São 55.000 amostras analisadas, e as impuras foram divulgadas e o resultados enviados a ANVISA e MP local. O Blend que a torrefação faz para cada produto é segredo industrial, concordo que se divulgue se é 100 % arábica ou não, só. Torrador de café não é bandido! É uma classe que luta muito, e como resultado da qualidade do café que está produzindo, tem aumentado muito  consumo interno ( aproximadamente 20 milhões de sacas). Hoje o consumidor tem opção de tomar desde o tradicional até maravilhosos Gourmet´s.
NELSON BRUNI

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/09/2013

O volume exportado pelo Brasil supera o consumido internamente; porém nenhum país comprador  adquire do Brasil volume semelhante ao consumido no próprio Brasil.

Sendo o consumidor brasileiro  o maior cliente do nosso café;  infelizmente não é respeitado como deveria em termos de qualidade do produto e informações  adequadas sobre o mesmo.

É uma lástima, pois em qualquer tipo de atividade os melhores clientes são normalmente diferenciados positivamente.
CAFEQUENTINHO

JI-PARANÁ - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 28/09/2013

DE QUE ADIANTA ESTAMPAR NA EMBALAGEM, QUE É 100% ARÁBICA;OU 100%ROBUSTA.ISSO NÃO FAZ A DIFERENÇA. A DIFERENÇA ESTÁ NA QUALIDADE QUE A MATÉRIA PRIMA TEM. É BEM MELHOR TOMAR UM 100% ROBUSTA BEM PREPARADO, QUE UM PÉSSIMO ARÁBICA. USAMOS NA INDÚSTRIA O TERMO (CAFÉ DE CONSUMO).NA VERDADE ESTE TERMO É USADO PARA INDICAR  QUE O CAFÉ É PRÓPRIO PARA SER DEGUSTADO.VAI AI UMA DICA : SE O CAFÉ FOR EMBALADO 100% CAFÉ INDEPENDENTE  DE ROBUSTA OU ARÁBICA, MESMO DEPOIS DE FRIO ELE É SABOROSO.
CARLOS ALBERTO DA SILVA COUTO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 28/09/2013

Há pouco tempo comentei aqui que os brasileiros são sempre os prejudicados pela "esperteza" comum quando se trata de querer ganhar dinheiro fácil em detrimento da qualidade. Vende-se atualmente quase graça o bom café para o exterior enquanto nós consumidores somos obrigados a comprar essas porcarias de café ou tinta preta queimada como queiram que é vendida nos supermercados, simplesmente intragáveis.



Enquanto a Alemanha fatura alto sem ter sequer um pé de café plantado, por aqui se chora as mágoas perante esse governo inepto e populista, passam-se décadas e nada muda.



Quando encontramos um arábica melhor é de furar o olho, mas lá fora eles pagam baratinho e agente compra aquelas lindas cápsulas bem carinhas, mas são gourmet, que maravilha, como é bom ser brasileiro, como somos espertos, é um país de "espertos".



em criança eu já lia que um país adiantado era aquele que comprava matéria prima e vendia máquinas, quem ganhava dinheiro e progredia era aquele que transformava uma matéria-prima em algum produto com valor agregado.



O tempo passa, já estou com um pé na cova e continuamos no mesmo jeitinho, produzindo matéria-prima, alimentos para o mundo a preço de banana e comprando tudo que nos enfiam goela abaixo, bem agregado e com nossa matéria prima.



É triste deixar esse mundo e ver que seu país não anda e continua sendo dos "espertos", espertos demais para o meu gosto.


CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/09/2013

Concordo plenamente que todo o café deva deva ser rotulado.Concordo tb que deverá existir uma melhor fiscalização da A.B.I.C em relação a todas as impurezas que não é café e também concordo que deve ser quantificado a porcentagem de cada café existente naquela prateleira de super-mercado. Só acho uma burrice muito grande vcs ficarem batendo sem parar no conilon, pois assim vcs estarão sempre aumentando a diferença de preços entre eles(a favor do conilon) e fazendo com que fiquemos nas mãos de especuladores mal intencionados com previsões fajutas e inverídicas. Lutemos juntos, pois só assim conseguiremos  vencer esse inimigo que o mesmo de todos nós. No preço que está em pouco tempo não existirá nem o conilon nem o arábica no Brasil, o que será uma grande vergonha para todos nós produtores de café.
ROSIMEIRI APARECIDA BUZZETI

JACAREZINHO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/09/2013

   Se a ABIC jura que o café industrializado é 100% café, então não tem problema fazer a ROTULAÇÃO DO CAFÉ.

O interessante é que eles gastam muito dinheiro para não deixar sair a "ROTULAÇÃO DO CAFÉ"!!!
MARCIO ROCHA PIMENTA DE FIGUEIREDO

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/09/2013

Espero que nao fique so em intençoes pois, sem duvida seria uma revoluçao no mercado
ANDRE MARCOLINI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 26/09/2013

O café ofertado ao consumidor no Brasil é uma FRAUDE !!!! Mas o consumidor não sabe disso, e os que mais deveriam denunciar (os produtores de Arábica) não dizem palavra.
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/09/2013

Tomara que consigam aprovaçao dessas medidas,as quais ajudariam sobremaneira a um aumento nos preços do cafe.Porem tenho muitas duvidas de sua aprovaçao por parte do governo.
ANDRÉ SERRÃO COSER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 26/09/2013

ABIC jura que o café é 100% puro (isso é ridículo)... É urgente a obrigação dos rótulos estarem informando o a espécie e tipo de café (ou a quantidade de defeitos)..

Não tem porque obrigar as torrefadoras usarem determinada porcentagem de cada espécie, usa qual quiser.. se preferir use 100% conilon.. mas informe isso ao consumidor.
MARCEL INNOCENTINI

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 26/09/2013

Uma luz no fim do túnel!!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures