ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O previsível déficit mundial de café

ESPAÇO ABERTO

EM 29/05/2014

7 MIN DE LEITURA

5
0
Diante das altas volatilidades dos últimos 60 dias, aproximadamente 40 centavos de dolar por libra, que correspondem a US$ 53,00 por saca, é necessário relembrarmos o que ocorria nos cenários do mercado de café antes da anomalia climática ocorrida no primeiro trimestre de 2014.

Podemos considerar, sendo conservadores e otimistas, que em Janeiro deste ano o potencial produtivo da safra brasileira de café para 2014, era de 54 milhões de sacas, sendo 37 milhões de sacas de cafés arábica e 17 milhões de sacas de conilon, não se esquecendo que esta safra é “ON”, isto é, apesar que o evento da bienalidade haver-se reduzido, este é um ano de safra cheia brasileira. Relembrando as previsões na primeira quinzena de janeiro 2014, segue abaixo alguns reportes do início do ano:

Volcafé

Jan. 6 - “We have found evidence in the field that encourages us to settle on a 51 mio bag crop estimate for the 2014/15 season, with around 35 mio bags of arabica and 16 mio bags of conillon.”

Citigroup
Jan.6 (Bloomberg)—Output in Brazil, the world’s top grower, may reach 52.6m to 53.2m bags in 2014 vs a previous estimate of 58.5m bags, Sterling Smith, a futures specialist at Citigroup Inc., said today in a telephone interview.

Terra Forte
Jan.8 - Therefore our final number stands at 53.7 Mio, however with a strong negative bias.
A 52 / 54 range sounds safer at the moment. Arabicas 36.250.000 and Conilon 17.440.000.


O que ocorreu depois, isto é, após a primeira quinzena de JANEIRO de 2014?

Uma extrema anomalia climática, com uma longuíssima estiagem e altíssimas temperaturas, além de intensa radiação solar sobre o parque cafeeiro brasileiro de café arábica, uma anomalia jamais imaginada e nunca vista.

Esta anomalia acima descrita, mas com uma intensidade muito menor é chamada de VERANICO, que, quando e aonde ocorreu, trouxe quebras aproximadas de 10% sobre a produção.

Voltando ao início de janeiro, sabíamos que os tratos culturais já eram deficitários devido ao baixo preço do café, pois o café arábica estava sendo vendido abaixo do custo de produção.

Sendo assim, quais eram as perspectivas de produção para a safra de 2015?

No parque produtivo de cafés arábicas, sendo 2015 um ano de safra “OFF”, isto é, de menor produção, aliado a piores tratos culturais devido aos preços baixos, poderíamos estimar que a produção para a safra de cafés arábica em 2015 seria menor que a de 2014, assim sendo uma produção de 34 milhões de sacas seria próximo a uma realidade.

Para o conilon, dado as condições econômicas e fisiológicas das plantas, devido também a uma pequena bienalidade poderíamos esperar um leve declínio em relação a safra de 2014, sendo assim, poderíamos projetar 16 milhões de sacas para a safra de 2015, então o total potencial produtivo brasileiro seria na ordem de 50 milhões de sacas de café.

Partindo destas premissas, qual a real dimensão na produtividade devido a esta extrema anomalia climática ocorrida entre JANEIRO e MARÇO de 2014?

Safra de 2014: tendo como base o artigo do Prof. Rena publicado em março de 2014, uma perda de 22% de produção nos cafés arábica não irrigados é perfeitamente plausível, no montante de 7,04 milhões de sacas. Assim sendo, a previsão de safra para 2014, chega-se em 29,96 milhões de sacas de cafés arábicas e 17 milhões de sacas de conilon, perfazendo um total de 46,96 milhões de sacas.

Safra de 2015: dado ao menor crescimento vegetativo registrado até o momento, devido a perversa anomalia climática no primeiro trimestre de 2014, na fase mais importante de vegetação, juntamente aos menores tratos culturais devido a questões econômicas e a impossibilidade de faze-los durante o período da estiagem, uma quebra de 25% no potencial produtivo de cafés arábica de sequeiro, num total de 7,25 milhões de sacas é realista e conservadora dentro dos fatos apresentados. Vejam que o crescimento vegetativo é muito aquém destes 25% estimados para a quebra.

Importante salientar, que neste ano de 2014, teremos um expressivo esqueletamento nos cafezais adultos, pois como mencionado o crescimento vegetativo é pífio em muitíssimas lavouras.

Inclusive, os cafés jovens (lavouras até três anos), o crescimento vegetativo foi menor ainda, assim este contingente de lavouras novas não terão potencial produtivo satisfatório.

Não houve nenhuma mágica ou milagre que fará reverter este quadro, pois a futura florada já está definida nos cafeeiros. A arte de produzir café é a arte de produzir ramas vegetativas.

Até o presente momento, em importantes regiões cafeeiras, as chuvas acumuladas desde setembro de 2013 são muito abaixo das médias históricas, como estará o déficit hídrico no solo em setembro de 2014? Pois, dependemos desta variável para o bom pegamento da florada e futura produção de café.

As lavouras de cafés arábica que já foram colhidas nesta época do ano, encontram-se em estado bastante deplorável (sofridas) para a época.

Assim, estes 25% estimados para a quebra é bastante conservador, então, poderemos estimar otimistamente que a produção de cafés arábica para a safra de 2015 tem o potencial de produção em 26,75 milhões de sacas, e, se somarmos os 16 milhões de sacas de conilons, obterá um total de 42,75 milhões de sacas de café.

                                                                                                             
estimativa    milhões de sacas                                    Biênio
                                                         2014        2015      2014 + 2015    PERDAS


Janeiro
            Total aráb + con        54           50            104
de 2014             Total conilons            17           16            33
                          Total arábicas           37            34            71



                           aráicas irrigado          5 5

                           arábicas sequeiro       32             29
 anomalia                      quebra           -22%      -25%
 climática                        perda          -7,04         -7,25                            -14,29

                         arábicas sequeiro       24,96       21,75
                          arábicas irrigado         5               5

Maio de            Total arábicas        29,96        26,75       56,71            -20,13%
2014                  Total conilons 17     16 33
                          Total arab + con      46,96        42,75       89,71           -13,74%





O condão deste artigo não é estatístico, e nem tampouco uma precisão de acertos numéricos, é apenas uma reflexão de matemática.

Então, previsível é o déficit no suprimento de cafés para o mercado consumidor mundial, que se encontra extremamente frágil, pois nos próximos 24 meses o consumo de café mundial será na ordem de 295 milhões de sacas, e, a produção brasileira será próximo a 89,71 milhões de sacas, e, os outros países produtores não têm a capacidade de suprir este déficit, assim sendo, será necessário o uso dos estoques mundiais para atender a demanda mundial.

Oxalá, não tenhamos nenhum outro problema climático nos países produtores de cafés, pois necessitamos que as condições climáticas mundiais sejam extremamente favoráveis a produção de café, pois os estoques podem não ser suficientes para atender a demanda.


Abaixo, gráfico de preços iniciando em 1973 até 28 de MAIO de 2014




Artigo produzido por Marco Antonio Jacob, cafeicultor e corretor de café em Espírito Santo do Pinhal (SP).

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 03/06/2014

Nestes16 anos no cafe apreendi o quaõ frageis somos nos produtores,mesmo acontecendo um baita seca no que seria o periodo chuvoso,nada aconteceu nas lavouras segundo os experts de plantão,ora ou só naõ choveu aqui na fazenda,deve ter chovido em todo o sul de minas e eu naõ vi!!Só nos resta esperar pra ver se 2 mais 2 ainda são 4 no mundo do cafe!!!
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/06/2014

Não sei se os senhores sabem, mas realmente a produção de conilon no norte do ES nas lavouras irrigadas será muito grande, mas em compensação no sul do estado a quebra será grande pois o que aconteceu com o arábica no sul de MInas aconteceu também com o café do sul, apesar de ser bem menos café terá uma quebra.  Gostaria de saber aonde esses especuladores de plantão estão encontrando 17 milhões de sacas de conilon no Brasil? 1,4 milhões em Rondônia, 1,2 na Bahia e o restante 14,5 milhões no ES, estão loucos ?
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/05/2014

O Sr. Marco Antonio Jacob, foi bastante coerente e cauteloso em suas estimativas e previsões. Algo apenas a acrescentar, sem assim me permite. Este ano adiantei um pouco mais a retirada de amostras de solos, para ter uma idéia daquilo que a planta retirou do solo, uma vez que as analises de folhas de certa forma ficaram prejudicadas neste ano com a falta de chuvas nas minhas lavouras. Bem se não houve grande produção, e se não houve uma frutificação adequada, e eu fiz as três adubações recomendadas, para onde foi então esta tão comentada deficiencia nutricional alegada pelo fato dos produtores não ter feito os tratos culturais adequados. Pois bem, o resultado esta ali na analise de solos. O potássio está sobrando nos solos. Apresentou-se a níveis totalmente acima do esperado. Isto comprova que não houve formação adequado dos grãos, não houve granação, e por isso ele está ali. Podemos ter a certeza que teremos mais surpresas ao beneficiar nossos cafés. Lamentavelmente teremos.
LEONARDO SOARES

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/05/2014

isso tudo prejudica o produtor que não tem ao seu lado o governo pra entrevir nas negociações com os compradores internacionais.
ERIC KER BRETAS WERNER

EM 30/05/2014

Havendo ou não déficit na produção, o produtor sempre paga a conta de tudo sozinho. Nas últimas 3 safras, o café atingiu preços mais expressivos no período da safra, 2011, 2012, 2013. Aí veio a seca e mudou o mercado completamente, então nós pensamos: este ano vamos colher o café e vende-lo na mesma hora, aí vieram as notícias de que a seca não prejudicou tanto assim as lavouras e o mercado recua novamente. Somos um dos maiores produtores de café da minha cidade, e em nossa propriedade nunca vieram fazer previsão de safra. Acho que mais uma vez vou vender todo o meu café, e depois vou ver os preços dispararem. Quem sabe?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures