ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Gerais - Preços em alta, produção em baixa

POR CAETANO DE CARVALHO BERLATTO

ESPAÇO ABERTO

EM 19/05/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Em meio ao entusiasmo que o setor cafeeiro vive com a alta dos preços, após vários anos de prejuízo, Minas Gerais prepara-se para colher a safra 2011. Em sua segunda estimativa, a Conab divulgou previsão de 22,1 milhões de sacas de café no estado, 50,8% do total previsto para o Brasil. Devido à bienalidade da cultura, este ano Minas terá redução de 12% em relação a 2010.

Ao se analisar a atividade cafeeira por região, observa-se nítida redução da produção no Cerrado, onde a alta produtividade acaba por exigir muito da planta, de certa maneira comprometendo a safra seguinte. O Sul do estado, principal região produtora, também vai colher uma safra menor, como era de ser esperar com a bienalidade negativa da cultura.

Entretanto, ao se analisar os dados da Zona da Mata, nota-se inusitada inversão na produção - 5,8% maior que em 2010. No ano passado, o veranico em janeiro e fevereiro prejudicou o pegamento e o desenvolvimento dos chumbinhos, acarretando quebra da produção e má qualidade dos frutos colhidos. Assim, a região colheu cerca de 6,89 milhões de sacas de café, quantidade inferior às primeiras estimativas para aquele ano. Contudo, a menor produção em 2010, aliada aos melhores tratos culturais e às condições climáticas favoráveis, fizeram com que a produção da Zona da Mata em 2011 saltasse para 7,28 milhões de sacas.

Fundamentos de mercado

Ao deixarmos de lado os problemas econômicos mundiais, principalmente a falta de confiança na rápida recuperação dos países desenvolvidos e o aumento da inflação no Brasil e China, tem-se um cenário com fortes fundamentos para o café. Em 2010, foram consumidas 134 milhões de sacas no mundo, ante uma produção de 133 milhões de sacas, cenário que vem se repetindo há alguns anos. Com isso, os estoques mundiais de café estão em níveis poucas vezes vistos na história. Como em 2011 o Brasil está em ano de baixa produção e o consumo se mantém estável, a perspectiva é que o mercado se mantenha firme no futuro próximo.

Apesar desse cenário favorável ao setor, não se pode esquecer que há vários fatores que influenciam os preços das commodities mundiais. A movimentação dos fundos, que migram com muita agilidade para os mercados mais atrativos, ajudou a levantar as cotações de commodities agrícolas e metálicas nos últimos meses. Porém, a saída dos fundos para mercados de menor risco, caso haja conturbações nas economias dos principais países, pode levar ao recuo dos preços. Assim, é muito importante que o produtor se proteja de riscos. Uma opção é a fixação futura de parte da produção.

Em linhas gerais, o cenário para a cafeicultura nesta safra é de manutenção de bons preços, talvez não tão altos quanto os vistos no primeiro semestre, porém ainda remuneradores. É hora de honrar o passivo contraído em anos de preços baixos e investir na lavoura. E nunca é demais lembrar: estar sempre bem informado é tão importante quanto adubar o cafezal na hora certa.

CAETANO DE CARVALHO BERLATTO

Fazenda Carvalho
Master in Coffee Economics and Science - Università degli studi di Udine //
MBA em Comércio Exterior - Fundação Getúlio Vargas //
Eng. Agrônomo - Universidade Federal de Viçosa //

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures