ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café: a volta às raízes

ESPAÇO ABERTO

EM 14/04/2015

2 MIN DE LEITURA

2
0
Por Thiago Samuel, executivo do setor de franquias e fundador do Cheirin Bão, pertencente ao Grupo TS Franquias

Em 14 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Café. A data me faz voltar ao passado, lembrando o quanto essa bebida esteve presente em toda a minha vida. Como quase todo brasileiro, sempre fui um grande apreciador de café.

Foto ilustrativa: Lidia Marques/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Lidia Marques/ Café Editora

Lembro que, quando criança, era constantemente acordado com o cheiro da bebida que tomava conta de toda a casa enquanto minha mãe o preparava na cozinha. Aquele se tornou o cheiro mais marcante da minha infância.

De lá para cá, o café veio conquistando cada vez mais espaço na minha vida. Passei a experimentar diferentes marcas, de diferentes regiões e preparados de diferente modos. Fui me interessando por cada um deles, mas sem nunca me esquecer daquele café passado em coador de pano pela minha mãe.

Como um empreendedor inquieto, sempre busquei novas oportunidades de negócios. Mesmo tendo conquistado um lugar de referência no setor de franquias de beleza, a vontade de transformar o café em negócio nunca esmoreceu.

Não é para menos. Segundo dados da Abic - Associação Brasileira da Indústria do Café, o Brasil consome cerca de 1.200 xícaras/ ano por pessoa. Nove em cada dez brasileiros acima de 15 anos apreciam a bebida. Descobri ainda que, como eu, 93% dos consumidores preferem o café coado. Estava aí uma boa oportunidade.

Quando me mudei para o Sul de Minas, na cidade de Três Corações, meu desejo de empreender na área só aumentou. Aqui, o café da roça, muitas vezes plantado no quintal das casas, torrado no fogão à lenha e socado em pilões caseiros, me encantou ainda mais.

Nossa região é famosa internacionalmente por produzir um dos melhores cafés do mundo. Era a hora de transformar isso em negócio. Uni todo o meu conhecimento em franquias a um café que carrega muito mais que um sabor, exala uma cultura.

Assim, acaba de nascer a Cheirin Bão, com a missão de levar qualidade e nostalgia em torno da bebida. O quiosque remete a um fogão a lenha, trazendo o charme do campo para a cidade. O café é passado em coador de papel e servido numa xícara esmaltada. Os grãos podem ser moídos pelos próprios clientes. Mais que uma bebida, trata-se de uma experiência.

Meu objetivo com esse projeto é fortalecer a bebida número um do Brasil em sua forma mais simples, genuína. Um brinde ao e com café! De preferência, coado.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONEL HORTENCIO DIAS

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - CAFETERIAS E PONTOS DE VENDA DE PRODUTOS DE CAFÉ

EM 15/04/2015

A lembraça que tem na minha mente quando criança aquele cheiro gostoso do cafe torrado na panela de ferro.Um café produzido no estado do Ceara na serra do Baturite .

Fui nascido na roça no municipio de Crateus.Parabens pelo o dia dessa bebida adorado por muitos Brasileiros.
EUGENIO JOSE GONÇALVES

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 15/04/2015

Além dessa volta as raízes, poderíamos voltar literalmente as raízes, buscando com as micorrizas um retorno aos sabores da roça, antes de todo o processo atual de calcariamento do solo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures