ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A cabala dos algoritmos

POR CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

CELSO VEGRO

EM 22/04/2015

4 MIN DE LEITURA

6
0
Imagine o seguinte diálogo entre cafeicultores brasileiros trocado pelo twitter:

Cafeicultor 1: Em minha região as chuvas têm ajudado na recuperação da lavoura.
Cafeicultor 2: Por acaso, em minha, também.


Esses comentários eletronicamente transmitidos são minerados por supercomputadores, programados para atuar em ambiente de big data, sendo capazes de realizar centenas de milhares de cruzamentos em centésimos de segundos, extraindo dessas equações e cálculos recomendações ordens de compra e venda de ativos.

Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora

A arquitetura desses programas atende aos padrões estabelecidos por equipes de Ph.D. matemáticos, economistas, neurocientistas/semióticos capazes de modelar algoritmos1, com o propósito de auxiliar fundos de investimentos com vários bilhões de dólares na carteira (que atuam de forma tão discreta que a maior parte deles desconhecemos), em acertar com maior frequência os momentos de alta e de baixa dos mercados financeiros.

Os despretensiosos comentários exemplificados2, foram compilados pelos algoritmos e entraram nas equações como fatores capazes de pré-determinar tendências para o mercado, no caso, o de café. Mesmo não contendo qualquer informação relevante sobre a produção/produtividade, essas mensagens são aproveitadas.

A célebre imagem de que o mercado é intrinsecamente anárquico foi um dos estopins para adoção dos algoritmos. Utilizar a capacidade de processamento dos supercomputadores, em substituição da inteligência e experiência humana, pareceu a todos os fundos como a mais sensata das mudanças necessárias, objetivando tornar menos volátil o movimento dos preços.

Historicamente, os anos de ciclo de baixa para a colheita brasileira representavam momentos em que as cotações seguiam pressionadas, especialmente, entre dezembro e março, considerada a entressafra do café no país. Duas safras consecutivas do Brasil, 2013/2014 e 2014/2015, apenas na primeira houve efeito modesto sobre as cotações, sendo que na segunda ao contrário o movimento baixista predominou. Mais preocupante ainda a constatação de que a safra 2015/2016 não registrará quantidades colhidas muito acima da anterior devido: intercorrências climáticas, fisiológicas (déficit de florescimento) e de manejo (atraso nas adubações e adoção de podas), ou seja, três ciclos de oferta brasileira apertada para fazer frente a demanda internacional e consumo interno.

A mobilização de estoques permitiu que não ocorresse ruptura no suprimento. Todavia, a impressão atual é de que se esgotaram esses remanescentes3, tendo sido em parte transferidos para os países importadores. A aceleração dos embarques, estratégia comercial defensiva (precaver-se de perdas financeiras frente a futuro incerto para as cotações), no ambiente dos supercomputadores em ininterrupto processamento de seus algoritmos, traduziu-se como disponibilidade de oferta, pressionando as cotações.

Assim, os traders e torrefadores internacionais ao efetuar hedge em matéria-prima, adquirindo produto para processamento futuro, posicionamento claramente defensivo, produziu-se sob a lente dos algoritmos resultado contrário, ou seja, criou-se interpretação espúria de que há excedentes suficientes para atender ao mercado e, portanto, as cotações devem entrar em rota de baixa. Mais um caso de profecia que se auto realiza.

Em variadas situações no dia-a-dia dos negócios privados, ocorrem decisões de ordem microeconômica que, em seu somatório, produzem resultado inverso daquele que motivou a decisão original. Aparentemente, a ação dos algoritmos, capitaneado pelos fundos de elevada liquidez, está reproduzindo essa dinâmica de modo ainda mais intenso, pois promove variações, aparentemente, mais amplas e de prazo mais estreito.

Estimativas recentes de importantes organismos (USDA, OIC) relatam aceleração na taxa de crescimento do consumo da bebida. Novos mercados em rápido crescimento da demanda combinados com ligeiro crescimento nos já tradicionais, têm promovido desaparecimento de produto em forte ritmo. Notícias de mau desempenho do Brasil, significativa queda nos embarques vietnamitas e lenta recuperação da Centro-América, deveriam constituir os pilares para a formação dos preços para o produto.

Deve-se, entretanto, reconhecer que a mudança da paridade cambial em que houve valorização global da moeda estadunidense, atuou no sentido de promover movimento de baixa nas principais commodities (metálicas e agrícolas). Associe-se a esse cenário as decisões de caráter geopolítico com relação à oferta de petróleo e seus preços, forma-se ambiente pouco propício para a majoração dos preços.

A cabala4 (ou cabalá como pronunciam os judeus) reúne conhecimentos esotéricos que são transmitidos a poucos escolhidos considerados aptos em recebê-los. No sincretismo religioso que predomina o mundo contemporâneo, assumiu marcas de presságio. Parece singular que todo o esforço humano em antecipar o futuro, por meio da adoção de complexos algoritmos, secretamente elaborados e testados, converge crescentemente para o que os adeptos da cabala procuram difundir: a adivinhação.


1. Constitui algoritmo uma sequência ordenada de regras associado a um modelo de processamento que permite a realização de determinada tarefa.
2. Recentemente, na web circularam imagens com lavouras cujos os ramos pendiam devido à carga, aparentando que estavam prestes a quebrar. Também essas foram mineradas e associadas a algum passo dos algoritmos. Não se questiona, por exemplo, se as fotos foram de lavouras esqueletadas no ano anterior e manejadas sob irrigação, ou ainda, se pertencem a cinturão pouco afetado pela anomalia climática (Paraná). Enfim, são apenas imagens descontextualizadas que para um computador é do que se precisa.
3. Técnicos da Conab encontram-se em campanha de campo para conferir o montante dos estoques de café.
4. Detalhes em: https://super.abril.com.br/religiao/cabala-misticismo-judaico-revelado-622423.shtml


Celso Luis Rodrigues Vegro
Eng.Agr., MS, Pesquisador Científico do IEA
celvegro@iea.sp.gov.br

CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

Eng. Agr., MS Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Pesquisador Científico VI do IEA-APTA/SAA-SP

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAQUIM MAGEWSKI

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO

EM 05/05/2015

Esse exelente texto demonstra a capacidade que o mercado comprador tem de ferramenta para auxiliar na hora de investir. A diferência que nos produtores muitas das vezes somos enganado. Esses computadores so não consegue preve a situação do tempo , a cituação do clima em nossa região nao é das mais favoraveis estamos em plena colheita do café conilon mesma as lavouras irrigadas terão queda em sua produção e as estimativas para o ano que vem não são nada boa pois já passamos o periodo das chuvas em nossa regiao e as represas estão com volumes bem reduzidos para manter as lavouras irrigadas.
JOSÉ GERALDO DE ANDRADE

LAVRAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/04/2015

Parabéns, interessante abordagem!  No programa Gestão com Qualidade em Campo do SENAR - MG abordamos, dentre outros temas, a análise de custos de produção, tema que deve sempre ser estudado.
WELLINGTON JOSÉ DE FREITAS

CARMO DO RIO CLARO - MINAS GERAIS - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 24/04/2015

É essencial o produtor saber seu custo de produção, para que não se iluda com o preço final do produto, podendo assim participar nos momentos de alta do mercado, se esquivando um pouco destas oscilações, que realmente interessam apenas para uma ponta do negócio que detém informações cabalas.
EUGENIO JOSE GONÇALVES

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 24/04/2015

Walfredo, vou ainda mais longe um pouco. A boa maioria só anotam poucas coisa do custo/beneficio de uma lavoura. No entanto alguns conseguem acertar "Cabalisticamente" por sensibilidade/percepção (algoritmo natural) no campo produtivo mas não de consumo. Isso também É um novo indicador para essa lógica computacional.
CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 23/04/2015

Prezado Walfredo Genehr

Grato pela consideração.

Celso Vegro
WALFREDO GENEHR

IBAITI - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 23/04/2015

Parabéns pelo tema e a pela forma de abordagem deste.

Assim, está na hora do produtor entender e fazer, quem sabe através de cooperativas, a estocagem dos seus produtos e, em função de seus estoques, regular a produção no campo e/ou para se salvaguardar das oscilações que as intempéries causam. Feito isto, quem regula o preço dos produtos no mercado não são mais os atravessadores e sim os produtores, além de, ainda assim, poder jogar com os custos de produção na lavoura, pois podem aumentar ou diminuir os investimentos de acordo com as tendências climáticas e do mercado consumidor.

Claro que isto é um pensamento utópico, visto que o primeiro passo, para isto, é o do PLANEJAMENTO e da ORGANIZAÇÃO do sistema de produção (isto vale para qualquer sistema de produção agrícola) e estes são fatores que faltam e/ou são deficitários nos produtores, isto é, no setor primário como um todo devido a pulverização do mesmo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures