ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnicamente fraco mercado mantém tendência negativa

RODRIGO CORREA DA COSTA

EM 02/03/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Foto ilustrativa: Tricia Vieira/ Café Editora
Foto ilustrativa: Tricia Vieira/ Café Editora

A presidente do banco central americano preparou os mercados para uma mudança do jogo de palavras que é minuciosamente analisado pelo mercado em busca de uma dica sobre a antecipação dos movimentos do FOMC (equivalente ao COPOM brasileiro). Em seu discurso ao congresso a líder do FED deu ao comitê flexibilidade para aumentar os juros a qualquer momento, muito embora isto não deva acontecer neste primeiro trimestre.

As bolsas de ações mundiais encerraram fevereiro em alta generalizada, tendo o Nasdaq apreciado 7.1% liderado pelas cotações da Apple, que no mês subiram 9.6%. Especulações de que a China pode expandir medidas que estimulem sua economia deram algum suporte aos índices de commodities, que continuam frágeis com a retomada de valorização do dólar americano.

Entre os componentes do CRB apenas seis commodities cederam, sendo que o gás natural caiu 5.50%, seguido pela perda de 5.23% do café arábica e em terceiro pela baixa de 3.8% do suco de laranja.

O contrato “C” cai há dez sessões, fazendo novas mínimas a cada dia pressionado pelas novas vendas dos fundos, principalmente os técnicos. Os comerciais mantém a disciplina de ir comprando o flat-price, entretanto fazem de forma escalonada não conseguindo prover o suporte que os produtores gostariam de ver na tela.

A volatilidade do Real brasileiro, assim como a fraqueza do Euro, são outros componentes negativos que se juntam as boas chuvas no Brasil – que tem reforçado a mudança de percepção sobre o volume de produção da próxima safra.

A movimentação do mercado físico nas origens diminuiu sensivelmente e muitos produtores devem, com razão, estar preocupados com o comportamento da bolsa Nova Iorquina. Os diferenciais firmes e a reposição estreita faz dos estoques no destino mais interessantes para os compradores, muito embora as qualidades mais desejadas têm prêmios similares ao FOB.

O robusta em Londres tem ido na mesma direção que seu primo mais rico, mas com as perdas menores faz a arbitragem estreitar para US$ 54 centavos por libra. Como o arábica ainda não dá sinais de suporte, novas quedas devem levar a arbitragem para os 40 centavos do começo de 2014 – ou o mesmo diferencial que se comprava good cup até outubro/novembro do ano passado.

Aqueles que tiveram capacidade financeira para ficar comprado nos diferenciais brasileiros a descontos que jamais tínhamos vistos – ponto defendido neste espaço – devem estar rindo a toa, muito embora tenham sido chamados para dar explicações inúmeras vezes em frente ao departamento de crédito e de risco.

Duas importantes torrefadoras mundiais aumentaram o preço do seu produto final ao consumidor, uma em 20% e outra em US$ 30 centavos para o pacote de 500 gramas (praticamente uma libra). A justificativa? Iene volátil? Euro fraco? Os maldosos dizem que é em função das compras de futuros terem sido feitas há níveis muito mais elevados do que o atual – fácil falar…

Por ora não parece que o mercado consiga mudar a tendência de baixa, mas podemos ter alguns dias de respiro com alguma tomada de lucros. Há um gap no contrato de maio entre 138.05 e 141.20, objetivo que parece simples de ser atingido e dependendo da forma como seja preenchido pode animar alguma compra de curto-prazo.

Uma reversão da moeda brasileira, e mesmo do dólar são outras esperanças que os altistas nutrem para montar uma nova posição long.

Uma boa semana com excelentes negócios a todos.


*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting
 

RODRIGO CORREA DA COSTA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDIVAN F. MORGAN

VILA VALÉRIO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/03/2015

Rindo à toa eu ficaria se alguém quisesse receber  o café que está no papelzinho da bolsa de ny. Onde iriam arranjar a mercadoria? Se encontrassem, a que preço? Provavelmente não seria o do pregão.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures